Olha o passarinho
Socozinho
Nome popular: Socozinho
Nome científico: Butorides striata (Linnaeus, 1758)
Depois de um passeio pela Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema), localizada em Iperó, voltaremos a falar sobre as aves de Sorocaba! A espécie desta semana é o socozinho, uma ave aquática que vive na beira do Rio Sorocaba e das lagoas do nosso município.
O socozinho possui pernas compridas e dedos alongados, o que o ajuda a pescar, pois melhora a estabilidade quando está pescando. Ao redor dos seus olhos e o loro (que é a região entre os olhos e a base do bico) são da cor amarelo-vivo. O bico grosso e preto lembra a ponta de um arpão, seu pescoço é branco estriado de marrom-claro e suas asas pretas possuem desenhos em forma de pequenos quadrados contornados por linhas brancas. Medem em torno de 35 centímetros, o que o torna o menor dos socós.
Como já deve imaginar, o socozinho alimenta-se de peixes, mas também de insetos aquáticos, moluscos, anfíbios e até répteis. Pode ficar muito tempo parado, como uma estátua, no poleiro na beira d’água esperando o momento certo de capturar sua presa.
Seu ninho é construído na copa das árvores e seus ovos são esverdeados ou verde-azulados, com pequenas manchas brancas. Podemos dizer, que sua profissão na natureza é de pescador, regulando as populações de peixe e impedindo que eles aumentem muito em número. É claro que, como a natureza é perfeita, eles consomem só a quantidade de peixes necessária.
Faça sua parte
Como vocês viram, o socozinho é um habitante dos rios e depende deles para sua sobrevivência. Por isso, para fazermos nossa parte para conservar essa espécie, devemos preservar os corpos d’água, mantendo-os sempre limpos e com a água saudável.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)