Olha o passarinho
Japu
Nome popular: Japu
Nome científico: Psarocolius decumanus (Pallas, 1769)
Estamos chegando na última espécie da série de aves que podemos encontrar na Floresta Nacional de Ipanema. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o japu, uma ave que foi avistada pelos participantes do Coaves Kids, durante a “passarinhada” do Global Big Day, realizada neste mês de outubro.
O japu possui o corpo preto, com o bico amarelo-claro e a parte embaixo da cauda na cor amarelo-vivo. Além do amarelo, a cauda tem tons de marrom na base. Apresenta a íris azul clara. O macho mede de 46 a 48 centímetros de comprimento e a fêmea, de 36 a 38 centímetros.
Alimenta-se de banana, mamão, tangerina e outros frutos. Gosta de viver próximo a árvores, em matas úmidas e secas, bananais, áreas de reflorestamento de eucalipto e áreas rurais.
Seu ninho é grande e comprido, em forma de bolsa, feito em colônias, em árvores isoladas, em bambuzais, borda de florestas ou clareiras. Põe de um a dois ovos, que são verde-claros ou cinzas, com pintas ou listras escuras.
Você sabia?
O japu pode formar colônias (ninhais) com outras espécies da sua família. Quando canta, ele pode ficar de ponta-cabeça e abrir as asas e a cauda em leque. Não é demais?
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)