Olha o passarinho
Canário-do-campo
Nome popular: Canário-do-campo
Nome científico: Emberizoides herbicola (Vieillot, 1817)
Estão gostando do passeio pelos campos da Flona Ipanema? Nesta semana, vamos abordar mais um habitante das áreas campestres de lá: o canário-do-campo. Ele pode chegar a 20 centímetros de tamanho, e possui uma grande cauda marcante, de comprimento equivalente a mais da metade do seu corpo. Se você observar, verá que a cauda é longa, graduada com penas de tamanho diferentes (maiores externamente) e pontiagudas, com o lado superior com estrias negras contrastantes. As pernas são amarelas ou rosadas e o bico forte e pouco curvado é amarelo com traço negro no topo. Já as costas são amarelas com manchas longitudinais anegradas e o ventre é cinza com a garganta esbranquiçada.
Alimenta-se, principalmente, de insetos e sementes no chão ou no meio dos talos das gramíneas. Vive solitário ou em casais, sem associar-se a outras espécies. Podem ser encontrados em capinzais altos, sejam secos ou úmidos. Ele anda e corre no solo e empoleira para cantar e observar os arredores. Ao voar, a sua cauda fica um pouco levantada.
Trata-se de uma ave territorialista. O macho defende contra a aproximação de outros machos de sua espécie. O ninho aberto, em forma de taça ou tigela, é feito com uso de capim. Põe de dois a três ovos, brancos e manchados de marrom.
Você sabia?
Como dissemos, o canário-do-campo é territorialista. Os machos defendem território e ficam, muitas vezes, pousados em poleiros de arbustos mais altos e expostos, cantando e defendendo seu “pedaço” de outros machos da sua espécie.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)