Cruzeirinho
Concurso de Desenho do Cruzeirinho entra na fase decisiva

O Concurso de Desenho do Cruzeirinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, entrou na reta final. Os trabalhos preparados pelos alunos já estão nas mãos da comissão julgadora.
Para a última etapa de avaliação foram selecionados 446 trabalhos de 79 escolas da rede municipal de ensino. A divulgação dos vencedores será feita na edição do Cruzeirinho do dia 9 de outubro e a premiação ocorrerá no dia 15 de outubro.
O 1° Concurso de Desenho e Ilustração do Cruzeirinho teve como tema a frase ‘Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo‘ dita pela ativista paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do prêmio Nobel da Paz em 2014.
Estudantes de todos os anos do Ensino Infantil e do Fundamental da rede municipal puderam participar. As atividades foram feitas dentro da sala de aula e os desenhos pré-selecionados pelas escolas. A reta final de escolha dos melhores trabalhos começou na semana passada na sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), entidade mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul.
São quatro categorias de premiação. A primeira categoria envolve os professores que trabalham no berçário e nos primeiros anos do ensino infantil (CI, CII e CIII). A segunda categoria engloba os alunos do Pré I e Pré II. Da terceira categoria participam os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. E na quarta categoria estão os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Os professores dos alunos selecionados também receberão prêmio.
Os envelopes com os trabalhos foram entregues pela Secretaria de Educação para a Fundação Ubaldino do Amaral no dia 8 de setembro.
‘Foi uma parceria excelente que a Secretaria de Educação tem feito com o jornal. Tem acrescentado bastante no dia-a-dia dos alunos, com novos conteúdos, novas linguagens, trazendo o jornal para o dia-a-dia das crianças. E a gente viu a empolgação deles participando do concurso‘, disse a gestora de Desenvolvimento Administrativo da Secretaria de Educação, Camila Morais.
‘Esse concurso de desenho foi um projeto piloto que fizemos em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. A ideia é ampliarmos esse projeto, possibilitando que ele alcance todas as crianças de Sorocaba e de cidades da região‘, explicou Laelso Rodrigues, diretor da FUA.
A comissão julgadora do concurso é formada pela professora e educadora Maria Dorotea Senger Cézar e pelos artistas plásticos Pedro Lopes e Tânia Barbosa Pagliato.
Na primeira reunião da comissão, os jurados falaram sobre o concurso de desenho e as primeiras impressões dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
‘Sempre sou a favor de você envolver as crianças em qualquer tipo de trabalho, porque é nas crianças que está o futuro do mundo. Excelente ideia criar esse concurso e difundir nas escolas‘, disse a professora Maria Dorotea.
‘Sensacional a ideia. Os trabalhos foram de um nível absurdo, superou a expectativa de todo mundo. Quando se falava que ia fazer um trabalho com crianças de 6, 7 anos, ninguém esperava que se chegasse num nível como o que se chegou‘, explicou o pintor Pedro Lopes.
‘Ideia, fantástica. O contato da criança com a arte cria um ser humano mais sensível, com mais amor no coração, e eu acho que a gente tá precisando muito disso‘, falou a pintora Tânia Pagliato.
Agora é esperar o resultado e admirar as obras de arte feitas pelos alunos da rede municipal de ensino.
Galeria
Confira a galeria de fotos