Cruzeirinho
A arte de voar sem sair do chão
Skate, uma modalidade que surgiu nas ruas, conquista meninos e meninas

Praticar esporte faz bem. Não dá mais para ter dúvidas disso, certo? Agora o que você acha da ideia de uma atividade radical?
Isso é possível, basta escolher o skate. Você vai trabalhar todo o corpo, desenvolver o equilíbrio, afinal é preciso ficar em cima da prancha que por sua vez se apoia em rodinhas. É quase como surfar, mas sem as ondas.
A modalidade não é nenhuma novidade, mas está conquistando mais espaço nos último tempos e ganhando um certo protagonismo.
As Olimpíadas são prova disso. Vejamos. A competição acontece de quatro em quatro anos em diferentes países. Aqui no Brasil ela foi realizada em 2016, mas foi a do ano passado em Tóquio, capital do Japão, que o esporte que até então não era reconhecido como modalidade olímpica ganhou destaque.
O skate surgiu nos anos 60 lá nos Estados Unidos nas ruas, sem necessidade de um local ‘especial’ para a prática. No nosso país, nomes como Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Letícia Bufoni, Pedro Barros e Kelvin Hoefler são atualmente os responsáveis pelos bons resultados e a fama do esporte.
Aliás, entre esses nomes que acabamos de ler, é quase certeza que você já ouviu algo sobre a Rayssa Leal, a nossa ‘fadinha’. Com apenas 13 anos, ela se tornou a skatista brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica. E esse feito tem estimulado muitas crianças e jovens em solo brasileiro e até sorocabano.
Nathalia Cafisso, de 11 anos, pratica o esporte por estímulo do primo e contou que a ‘fadinha’ aumentou ainda mais sua inspiração. “Já falaram que me pareço com ela e isso me deixa ainda mais animada para praticar o esporte e todo apoio que recebo em casa me ajuda ainda mais.”, explicou durante a participação em um evento da Prefeitura de Sorocaba que realiza atividades de incentivo à prática esportiva às escolas da cidade.
O primo da Nathalia se chama Rafael Amaro Cafisso e tem 9 anos, mas é mais conhecido por Rafinha. Ele começou a andar de skate com sete anos e apesar de sofrer uma lesão séria no fêmur, não desistiu, voltou com mais gás e serviu de orientação para a prima e hoje eles treinam e competem juntos em campeonatos, levando o nome de Sorocaba e do esporte para vários lugares.
Pois é, olha o skate ai, nas escolas, com direito a apresentações e manobras.
Tanto Nathalia quanto Rafael foram convidados para se apresentar para os alunos da E.M. Prof. Maria Tótora de Góes, na Vila Carol. Juntos de atletas profissionais, eles mostraram algumas manobras que emocionaram a plateia formada pelos alunos e professores. Uma das estudantes que, além de vibrar a cada movimentação, também pôde subir em seu skate e mostrar um pouquinho do que está aprendendo foi a Vitória Sanches, que está no 4° ano da escola. “Nunca tive contato e como eu aprendi aqui na escola, é um esporte que eu quero continuar praticando fora daqui e meus pais já me prometeram um skate e estou ansiosa para ganhar”, explicou Vitória, que tem 10 anos.
O professor de educação física da escola e também praticante do esporte há 34 anos, Bruno Eli de Oliveira, foi o responsável por ensinar a modalidade aos alunos. Ele contou que foi muito gratificante juntar a bagagem do skate com as atribuições de professor e trabalhar pontos como o equilíbrio e a autoconfiança dos alunos. Além disso, a aceitação dos pais também foi muito gratificante.
Para ele, o skate também é uma oportunidade para romper barreiras, como a inserção das meninas no esporte e a diminuição do preconceito com a modalidade. “A cultura da rua é rica, porque ela é feita por mim, por você, por todos nós. E não existe esporte para menino ou menina, mas sim esporte para quem quer praticar”, explica o educador.
Agora que você conheceu um pouco mais do skate, que tal se aventurar nas pistas? E se você ainda não se motivou com esse que é um esporte mais radical, sem problema. É só lembrar que existem mais de 60 tipos de esportes, né? Então vamos lá, se movimentar e curtir os benefícios que só a prática esportiva pode trazer para o seu dia a dia.
Eu pratico esporte educacional escolar
Se você estuda em alguma escola municipal de Sorocaba, provavelmente, já ouviu falar ou participou desse programa na sua escola. O projeto de incentivo à prática esportiva acontece desde abril deste ano e abrange 13 modalidades esportivas em 23 escolas de Sorocaba. Ao todo, estão envolvidos 1.254 alunos e 27 professores. Entre as modalidades, que se integram as aulas de educação física, já presente no currículo escolar, estão, além do skate, o xadrez, dança, capoeira, vôlei, badminton, tênis de mesa, entre outros.
Na semana entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro o projeto teve um número maior de apresentações para alunos e comunidade. Atletas profissionais também participaram de algumas atividades e, com isso, os estudantes puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre as modalidades que mais gostam. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos