Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Museu Catavento traz exposições itinerantes a Sorocaba

20 de Agosto de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vida da primeira mulher a receber o Prêmio Nobel é contada em 13 paineis
Vida da primeira mulher a receber o Prêmio Nobel é contada em 13 paineis (Crédito: DIVULGAÇÃO)

‘Marie Curie 1867-1934’

O Museu Catavento - equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela organização social Catavento Cultural e Educacional - está realizando duas exposições em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult) de Sorocaba. As mostras fazem parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao Sisem-SP do Museu Catavento e devem atiçar a curiosidade de muitos, seja pela incrível história da cientista vencedora de dois prêmios Nobel, seja pela beleza inerente às fotografias de microscópios.

“Marie Curie 1867-1934” conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista e foi criada em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, conquistado pela cientista franco-polonesa. O Consulado Geral da França em São Paulo promoveu naquele ano, no Museu Catavento, a mostra temporária “Marie Curie 1867-1934” que esteve em cartaz por três meses.

Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a exposição tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e único cientista a ser condecorado duas vezes com o prêmio: um de Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de Química (1911), pela descoberta dos elementos químicos: Rádio e Polônio.
A mostra fica aberta até dia 16 de setembro de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no subsolo do Chalé Francês (avenida Afonso Vergueiro, s/nº, Jardim Maylasky).

‘Small World -- O Mundo Microscópico’

Fotografias premiadas percorrem vários museus do mundo - DIVULGAÇÃO
Fotografias premiadas percorrem vários museus do mundo (crédito: DIVULGAÇÃO)

Anualmente, com apoio da empresa Nikon, é realizado um concurso internacional “Small World” com as melhores imagens obtidas em microscópios de luz, colocando em destaque os detalhes e cores que podem ser encontrados quando ampliamos nosso olhar com lentes especiais, possibilitando a captura de fotos incríveis que podem ser consideradas verdadeiras obras de arte.

Com a união de ciência, tecnologia e arte, a competição internacional -- que existe desde 1974 -- tem por objetivo reconhecer e premiar os esforços daqueles que se dedicaram a ciência através de fotografias

especiais. As fotografias premiadas percorrem vários museus do mundo e em 2013 estiveram expostas no Museu Catavento.

As imagens propiciam ao visitante a descoberta de um mundo invisível aos olhos, mas, muitas vezes, presente no cotidiano.

A exposição ficará montada até dia 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Biblioteca Municipal de Sorocaba (rua Ministro Coqueijo Costa, nº 180, Alto da Boa Vista). (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos