Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

A cidade selvagem

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

20 de Agosto de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Na semana que passou, li para as minhas crianças o livro “A cidade dos animais” de Joan Negrescolor. No início elas acreditaram se tratar de outra fábula, com arquétipos humanos interpretados por animais. Mas, ao virar das páginas, entenderam surpresos a intenção do autor em chamar a atenção para a natureza, a harmonia entre os humanos e os animais e o incentivo à leitura.

Nina gosta de ir à cidade selvagem, seu lugar secreto, antigamente habitado pelos humanos e hoje ocupado apenas por plantas e animais. Essa imagem por si só já é muito forte: uma cidade abandonada, cheia de passado e cacarecos que já foram úteis um dia, um lugar que a natureza recuperou.

Nina lê em voz alta. Ela tem histórias para cada animal, que ao som de sua voz a rodeiam e apreciam a narrativa. Os macacos gostam de aventuras espaciais, as serpentes se fascinam pelos poemas sobre tempestades e pescadores, mas há uma história que agrada a todos, e que convido você a descobrir.

“A cidade dos animais” foi lançado em Portugal em 2017 e ganhou diversos prêmios, entre eles o Junceda em 2018 e o Golden Pinwheel em 2017. Uma história para compartilhar da Editora Boitatá.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.