Olha o passarinho
Saí-azul
Nome popular: Saí-azul
Nome científico: Dacnis cayana (Linnaeus, 1766)
É uma ave muito bonita, que se destaca pelas penas da cor azul-turquesa. A espécie apresenta diferença entre macho e fêmea, o que chamamos de dimorfismo sexual. O macho é quase completamente azul, com garganta e costas pretas, pernas rosadas, além do bico rosado e levemente curvado. A cauda e as asas são negras com filetes azuis. Já, a fêmea é da cor verde viva, com o topo da cabeça azulado e pernas alaranjadas. São pássaros silenciosos e, às vezes, produzem um som semelhante a “tsi”, delicado e muito agudo.
O saí-azul alimenta-se de néctar, insetos e frutas, sendo bastante encontrado em comedouros de frutas. É uma ave razoavelmente comum, que pode ser visto em qualquer tipo de ambiente arborizado, seja em pomares, matas e, até mesmo, em parques urbanos. Costuma viver à beira da mata em várias altitudes e em copas de mata alta. Reunidos em casal ou em pequenos grupos têm o costume de percorrer as folhagens em busca de frutinhos e insetos.
O ninho é feito de fibras finas e possui formato semelhante a uma taça profunda, sendo colocado de cinco a sete metros do solo, entre as folhas externas de uma árvore. A fêmea é responsável por construir o ninho, enquanto o macho fica responsável por protegê-lo. Põe de dois a três ovos esbranquiçados ou branco-esverdeados, com manchas cinza-claras, que são incubados (chocados) pela fêmea. Os filhotes são alimentados pelo casal e permanecem no ninho por cerca de 15 dias. Costumam ter de duas a quatro ninhadas por temporada.
Faça sua parte
Esta bela ave gosta de alimentar-se de frutos, por isso que tal plantar árvores frutíferas que possam fornecer alimentos variados para ela? Também é muito importante proteger as áreas verdes da cidade, para que ela possa viver em segurança.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)