Eu já li
Degustando histórias
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
Katia Canton, a autora desses livros, é artista visual, escritora, jornalista, professora e curadora. Estudou arquitetura, dança e literatura, entre centenas de outras coisas. Quando vejo um livro com seu nome na capa já fico atenta: tem coisa boa ali. Já usei suas ideias várias vezes com as minhas crianças. Uma vez fizemos desenhos com digitais e também testamos as “linhas de som” riscando com lápis e papel ao ritmo de várias músicas, como ensinado no livro Fabriqueta de Ideias, de 2013.
Dessa vez, Kátia quer nos fazer experienciar outro sentido: o paladar. Ela reuniu saborosas receitas inspiradas nos contos de fadas e nas fábulas. O primeiro livro, “A cozinha encantada dos contos de fadas”, foi lançado em 2015 e traz receitas que saíram diretamente das histórias clássicas. Como, por exemplo, uma salada de rabanetes da Rapunzel. Agora, “A cozinha curiosa das fábulas”, que chega às livrarias nas próximas semanas, reúne 14 histórias com receitas. Nas primeiras páginas há conselhos preciosos sobre como ler o livro, testar as receitas e até um pequeno glossário de expressões e utensílios.
Eu, como boa degustadora de livros e sabores, testei uma das receitas: a torta salgada de liquidificador que se remete à fábula “O rato do campo e o rato da cidade”. Uma delícia, a história e a torta!
Para finalizar a recomendação, deixo vocês com uma nota da própria autora: “O ser humano é -- ainda bem! -- um animal que cria histórias. Desde o início da comunicação, antes mesmo da invenção da escrita, as histórias eram contadas para satisfazer desejos, entreter as pessoas, inventar soluções mágicas para ajudar a projetar futuros melhores. É por isso que se diz que as narrativas alimentam a alma.”
Um banquete proporcionado pela Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.