Cruzeirinho
Lousas digitais ajudam na aprendizagem das crianças

A Secretaria da Educação (Sedu) adquiriu lousas digitais para todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Sorocaba. Neste ano, foram instaladas 930 lousas digitais, atendendo todas as 175 escolas da rede, sendo que, em 2021, outros 47 desses equipamentos já tinham sido instalados e entrado em funcionamento inicialmente em duas escolas nos bairros Wanel Ville e Jardim Carandá.
As lousas digitais podem funcionar tanto com recursos on-line como off-line, dispondo de uma série de funcionalidades e ferramentas, como o software educacional QuadriBook, que permite, por exemplo, edições e o uso do pacote Microsoft Office, por exemplo. A tecnologia possibilita, ainda, explorar programas, a exemplo do Google Earth e de mapas imersivos, realizar estudos de sistemas corporais humanos, utilizar jogos de raciocínio lógico e matemático, como o Mind Lab, e muito mais.
Outra possibilidade é a aplicação do Jamboard, tela inteligente que otimiza pesquisas on-line, gera salvamento automático em nuvem e reconhece, com facilidade, informações escritas à mão. Com o novo recurso nas escolas municipais, também é possível realizar leitura de texto de forma compartilhada entre os alunos.
“A lousa digital tem auxiliado muito nas aulas. É um recurso interativo que chama a atenção dos alunos e os deixa mais engajados e interessados. Tenho utilizado a lousa quase todos os dias em atividades, como exposição de slides explicativos, exercícios do livro didático, contação de histórias com livros em PDF, exibição de vídeos e filmes que reforçam o conteúdo trabalhado, como um instrumento de pesquisa na internet e em atividades lúdicas, utilizando jogos digitais que foram instalados na lousa, além de jogos on-line. Além de tudo disso, o recurso auxilia muito no planejamento das aulas e otimiza o nosso tempo de trabalho, pois o material fica organizado e facilita na hora das correções”, diz a professora Vanessa Medeiros de Luca, da E. M. Duljara Fernandes de Oliveira, no Jardim Santo Amaro, zona norte da cidade. (Da Redação, com Secom Sorocaba)