Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Colhereiro

24 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seu nome está relacionado ao fato do bico ter o formato de uma colher
Seu nome está relacionado ao fato do bico ter o formato de uma colher (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Colhereiro
Nome científico: Platalea ajaja (Linnaeus, 1758)

Seu nome é bem sugestivo e está relacionado ao fato de seu bico ter o formato de uma colher, que o ajuda a coletar e filtrar seu alimentar na água. Se a cor rosa é a cor da moda, essa ave é uma verdadeira fashionista! O colhereiro é uma ave grande, que mede entre 68,5 e 86,5 centímetros de comprimento. Seu bico, além de ser no formato de uma colher, possui cerca de 20 centímetros de comprimento e tem uma coloração cinza.

Uma outra característica marcante é a coloração rosada de seu corpo, sendo mais intensa nas asas e na parte inferior das costas, com a presença de algumas penas avermelhadas. As pernas são vermelhas e seus dedos são semipalmados, ligeiramente mais escuros. Os adultos possuem a cabeça nua e cinzenta, enquanto os juvenis apresentam a plumagem da cabeça branca e o resto do corpo com penas de cor rosa mais claro.

Vivem em bandos nos ambientes aquáticos, como lagos, manguezais e regiões pantanosas, e alimentam-se de pequenos peixes, anfíbios, insetos, moluscos e crustáceos (principalmente, o camarão), que ficam retidos em seu bico. Os camarões possuem uma função muito importante na dieta do colhereiro, pois sua casca é responsável por formar a coloração rosada de sua plumagem. Mas como isso funciona? Esses alimentos possuem substâncias chamadas de carotenoides, que liberam pigmentos rosa e laranja ao serem digeridas. Esses pigmentos são absorvidos e depositados nas penas e pernas do colhereiro, mesmo processo que ocorre com os flamingos.

Na época reprodutiva, a coloração das penas da ave fica mais intensa e ocorre um ritual muito bem elaborado, quando o casal bate os bicos e oferta pequenos galhos um para o outro. O ninho é construído com gravetos e talos secos de gramíneas em árvores. A fêmea geralmente põe de dois a três ovos, que são chocados (incubados) por cerca de 20 dias. Após seis semanas, o filhote começa a voar.

Faça sua parte

O colhereiro gosta de água com boa qualidade, ou seja, quando o encontramos quer dizer que o ambiente está em bom estado, o que faz dessa ave um indicador de qualidade ambiental. Então, quando vemos os colhereiros sumindo do habitat, podemos sugerir que esse ambiente está poluído. Que tal garantir que essa ave tão diferente viva em um ambiente saudável? Por isso, nunca jogue lixo na água dos rios, praias e lagos. Lugar de lixo é na lixeira!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)