Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Jogos teatrais: uma atividade lúdica nas férias no Sesc Sorocaba

Unidade local tem várias opções para a garotada em sua programação de férias, que vai até o final de julho

10 de Julho de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
A atriz e arte-educadora Fernanda Brito Rodrigues comanda os jogos, que estimulam a criatividade e ensinam o respeito às regras.
A atriz e arte-educadora Fernanda Brito Rodrigues comanda os jogos, que estimulam a criatividade e ensinam o respeito às regras. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022))

Sabe quando precisamos resolver alguma situação e não sabemos como? Pois é, muitas vezes é aí que entra a criatividade. Mas como ter o hábito e a facilidade em colocá-la em jogo quando necessário? É preciso treinar e explorar nossa mente desde cedo. Foi pensando nisso que uma das oficinas do Sesc Sorocaba, em sua programação de férias que vai até o final do mês, aborda os jogos teatrais de maneira mais lúdica para crianças de 5 a 12 anos.

A oficina realizada na última terça-feira (5) contou com a participação de 16 crianças. A atividade e propôs o uso da criatividade lúdica e imaginária com exercícios de alongamento e movimento com criatividade, além de criação de bolas com formatos, cores e texturas escolhidas pelas crianças, sem deixar de trazer a importância de respeito às regras. A oficina foi realizada pela atriz Fernanda Brito Rodrigues, pós-graduada em arte-educação com experiência há 12 anos. Ela contou à reportagem que os jogos infantis não são desenvolvidos apenas para fins de atuação profissional, mas sim para o desenvolvimento da criatividade em diversas áreas e momentos da vida.

Pais procuram tirar as crianças das telas do celular e televisão. - FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022)
Pais procuram tirar as crianças das telas do celular e televisão. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022))

“É uma forma dos aprendizes, incluindo as crianças, de se aproximarem da ideia da resolução de problemas, a autonomia, a criatividade através do jogo. Quando jogamos um jogo infantil, como o pega-pega, por exemplo, temos regras estabelecidas, então a gente tem um objetivo em comum, e é aí que o jogo vai se desenvolvendo em seus diferentes aspectos ”, conta Fernanda.

Aprendizados de forma lúdica e a chance de tirar as crianças das telas do celular e televisão por um período de tempo durante as férias chamaram a atenção da secretária executiva Regiane Borges Benjamim. Ela inscreveu os gêmeos Lucas e Bianca, de 11 anos, nas atividades de julho. Para ela, é uma oportunidade muito interessante de aproveitar a energia das crianças -- ainda mais depois do período de isolamento social -- e depositar em algo que proporciona desenvolvimento criativo e pessoal. “Vale a pena a gente sair de casa pra isso, porque eu sei que a minha filha vai se desenvolver, vai ter contato com outras crianças, então ela não se importa em ter crianças maiores ou menores. O importante é o brincar dentro do lúdico de uma forma saudável, e eu acho que realmente é o que a gente busca. Assim, eles são crianças mais sorridentes, e não tem preço pra isso, então pra gente, dentro de casa, eles voltam super felizes, eles se comunicam, contam como foi, etc.”, finaliza.

Bianca Freitas, de 11 anos, é apaixonada por artes, pintura e teatro - FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022)
Bianca Freitas, de 11 anos, é apaixonada por artes, pintura e teatro (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022))

Bianca Borges Benjamim Freitas, achou a atividade de jogos digitais “a sua cara”. Ela é apaixonada por artes, pintura e claro, o teatro. A oportunidade de fazer novos amiguinhos aumenta ainda mais a diversão. “Eu gosto de passar alguns dias das minhas férias aqui (no Sesc), é divertido. Faço bastante amigos”, conta a estudante de 11 anos.

Isadora Barros, de 6 anos, participou pela primeira vez das atividades. - FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022)
Isadora Barros, de 6 anos, participou pela primeira vez das atividades. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/7/2022))

Quem também aprovou a oficina foi a Isadora Masuela de Barros, de 6 anos, que participou pela primeira vez da programação de férias de julho. “Eu gosto de vir no parquinho e fazer as aulas. As que mais gosto são as que tem pintura, porque eu gosto bastante de artes, de música e esse de teatro é bem legal. Eu faço bastante amiguinhos e eu gosto deles, além dos professores. Quero voltar mais vezes. Gostei bastante.”, contou. A mãe da Isadora, a fonoaudióloga Francine Masuela Garcia, disse que a filha é super ativa e que faz ginástica e música. Por isso, quis procurar atividades que conversassem com os interesses dela. “Além dessa oficina de teatro, quero trazê-la em mais. Vi que vai ter de artes, então também quero trazer. Ela se interessa bastante por essas áreas”, finaliza, já de olho nas próximas oficinas e aulas.

O retorno positivo dos pais e crianças que participam das atividades é algo que deixa contentes os responsáveis pela programação, ainda mais depois de dois anos de pandemia, na qual diversas programações do Sesc tiveram que ser paralisadas. “A gente está percebendo que o público está voltando. Depois da quarentena, o público está sendo retomado aos poucos e estamos vendo muita gente aqui durante a semana. Quem vem aqui tem atividade pro dia inteiro, desde ioga pra bebê até oficinas de meio ambiente e skate”, conta Francine Sayuri Segawa, técnica de programação cultural do Sesc Sorocaba.

Programação de férias segue durante o mês todo

Cia. Pé de Brincadeira se apresenta no sábado, dia 16. - DIVULGAÇÃO
Cia. Pé de Brincadeira se apresenta no sábado, dia 16. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O Sesc Sorocaba busca trazer durante o mês de julho um pouco de tudo que é feito durante o ano, porém com foco nas crianças, jovens e seus familiares. A programação de férias tem uma proposta de atividades não formal, ou seja, não é parecida com as aplicadas na escola. As atividades, entre elas oficinas, espetáculos, rodas de músicas, etc, é produzida com diversos temas, entre eles ambientais, culturais e artísticos e que ativam a importância de valores de convivência, de respeito, que são importantes para a sociedade, relata Francine Segawa.

Na quarta-feira (13), as curiosidades sobre mangás e animes são o tema de um encontro às 14h. No sábado (16), às 10h30, a Cia. Pé de Brincadeira apresenta “Rodas de música e cantigas em família”, inspirada no movimento musical do mestre Hermeto Pascoal.

As atividades de férias vão até o final do mês de julho e, para conferir a programação completa, basta acessar o site www.sescsp.org.br/unidades/sorocaba/. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, nº 555, no Jardim Faculdade. (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos