Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Crianças de Votorantim aprendem a preservar as florestas

Atividades foram realizadas pelos alunos do maternal 1 e 2, com o objetivo de proporcionar conhecimento e conscientização sobre preservação da natureza

03 de Julho de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Equipe do Sesi levou um dinossauro gigante para a escola.
Equipe do Sesi levou um dinossauro gigante para a escola. (Crédito: DIVULGAÇÃO / KÁTIA LOPEZ)

Um dia dedicado para a importância da preservação do meio ambiente! No final de junho, as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Rodrigues Benedito de Votorantim participaram do projeto pedagógico “Proteção às florestas”. As atividades foram realizadas pelos alunos do maternal 1 e 2, com o objetivo de proporcionar conhecimento e conscientização sobre preservação da natureza, além de ensinar as crianças senso de responsabilidade com as florestas.

Segundo a diretora da escola, Keyla Sunes, as atividades do projeto ambiental foram trabalhadas com os alunos de forma lúdica, adequando o conteúdo para a faixa etária infantil. “Trabalhamos a educação ambiental e a preservação das florestas como meio de transformação saudável abordando o plantio, a fauna, a flora, e a questão dos reflorestamentos de maneira divertida para as crianças. O tema foi abordado por meio de histórias infantis em rodas de conversa, músicas, brincadeiras, atividades artísticas, exposição e ate por meio do plantio de mudas e ainda confecção de brinquedos com material reciclado”, destaca.

Diversas atividades do projeto ocorreram no último dia 23, quando os alunos se reuniram no pátio da escola. Na ocasião, alem de assistirem apresentações sobre meio ambiente, os alunos de 2 a 4 anos fizeram brinquedos com materiais recicláveis. Depois, os brinquedos foram expostos para os pais das crianças, que também ajudaram a realizar o plantio de mudas de árvores com seus filhos.

Alunos assistiram apresentações sobre meio ambiente. - DIVULGAÇÃO / KÁTIA LOPEZ
Alunos assistiram apresentações sobre meio ambiente. (crédito: DIVULGAÇÃO / KÁTIA LOPEZ)

O dia dedicado ao meio ambiente e a preservação das florestas ainda contou com a participação de uma equipe do Sesi de Votorantim, que levou um dinossauro gigante para o evento, que despertou a atenção das crianças.

Para a professora Kátia Lopez, o evento e as atividades foram importantes para que as crianças aprendam, desde pequenas, a importância da preservação do meio ambiente e cidadania, despertando nelas nas valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com a floresta. “Elas precisam saber que é de suma importância a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos, afinal vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre preservados, por isso é tão importante que essa conscientização quanto a preservação seja iniciada desde cedo”, ressalta.

O evento ainda teve a participação de alunos do ensino fundamental 1 da Escola Municipal Mercedes Santucci, também de Votorantim. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos