Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Escolas incentivam a leitura na primeira infância

25 de Junho de 2022 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Crianças são ensinadas a manusear livremente os livros.
Crianças são ensinadas a manusear livremente os livros. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

As escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba estão empenhadas em incentivar a leitura desde a primeira infância. Um dos projetos nesse sentido é desenvolvido no CEI-28 Rauldineia Esteves Machado, no Parque São Bento, onde os professores Alike Lancas Lemes Tarcitani, Edna Sueli Avelino, Ingrid Cristian de Souza, Patrícia Renata Mendes Veiga, Thiago Augusto Pedroso de Lara, Patrícia Leandro Dias e Mônica Souza Silva (Pré I) criaram o “Leituras, leitores e autores brincando de ler”.

Após a seleção de autores brasileiros da literatura infantil e seus livros, cada equipe definiu como “mascote da leitura” um bichinho de pelúcia. Após a roda de leitura, os alunos podiam levar os livros para casa e compartilhar os títulos com os colegas. Com o “Varal de Leitura”, foi proposto o desfile de máscaras com personagens das histórias. Outra experiência foi uma exposição para pais e responsáveis apreciarem a produção dos alunos e a biografia dos autores selecionados. Para isso, foram usadas as capas dos livros relacionados com a atividade.

No CEI-103 Prof. Jorge Moysés Betti, no Sorocaba Park, após a contação de história e apresentação do livro “A colcha de retalhos”, de Conceil Côrrea da Silva e Nye Ribeiro, cada aluno recebeu um pedaço de tecido cru, para que as famílias decorassem em casa. A proposta foi reunir todas essas partes decoradas para confeccionar uma linda colcha de retalhos. Depois, os alunos formaram grupos, com idades variadas, para a leitura de diversos livros, à sombra das árvores.

Também foram montadas cabanas de tecido, para os alunos se acomodarem e realizarem as leituras, podendo manusear livremente os títulos. Por fim, foi formado o “Varal Literário”, onde todos puderam ter acesso a novos livros e escolher aqueles que eles mais gostaram para levar para casa. Era a primeira etapa para um novo projeto, a do “Livro Viajante”. (Da Redação, com Secom Sorocaba)