Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

‘Semana Mundial do Brincar’ termina hoje (29)

28 de Maio de 2022 às 22:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ações foram realizadas nas escolas municipais e no Sesc.
Ações foram realizadas nas escolas municipais e no Sesc. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Sorocaba aderiu à Semana Mundial do Brincar. A 13ª edição, organizada pela Aliança pela Infância, termina hoje (29). Os eventos foram promovidos pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), nas unidades escolares da rede municipal e no Sesc. Com o tema “Confiar na força do Brincar”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar para a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade desse direito ser respeitado.

Sorocaba é uma das 45 cidades que participaram do movimento. O Dia e a Semana Municipal do Brincar foram incluídos no calendário oficial de eventos do município. E, em referência às datas, as escolas municipais e o Sesc Sorocaba tiveram atividades alusivas, durante toda a semana. Cada dia trouxe uma temática diferente, mostrando que, por meio da brincadeira, a criança aprende a se relacionar com o mundo à sua volta.

Nos eventos, a meninada pôde entrar no universo brincante de cantigas de roda e versos presentes na cultura tradicional e popular brasileira. Crianças de até seis anos também puderam experimentar brincadeiras quilombolas e rurais e, por meio da musicalidade e do livre brincar, conhecer essas culturas tradicionais. Por fim, ainda houve a exibição do filme “Terreiros do Brincar” para todas as idades no Sesc Sorocaba.

“Brincar é uma ação essencial para o desenvolvimento das crianças, por isso, consideramos fundamental proporcionar esse espaço para elas brincarem também dentro do ambiente escolar. A brincadeira propicia a socialização da criança e estimula o aprendizado sobre o mundo à sua volta”, pontua o secretário da Educação, Marcio Carrara. (Da Redação)