Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Curutié

28 de Maio de 2022 às 22:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ele possui as costas e asas de cor ferrugem e o ventre acinzentado.
Ele possui as costas e asas de cor ferrugem e o ventre acinzentado. (Crédito: JOÃO VICTOR PENA / COAVES)

Nome popular: Curutié
Nome científico: Certhiaxis cinnamomeus (Gmelin, 1788)

O curutié é uma ave muito comum em lagoas e brejos e gosta de fazer seu ninho em arbustos no interior das lagoas.

Observe a foto! Ele possui as costas e asas de cor ferrugem e o ventre branco “sujo” (acinzentado). A cauda é ferrugem e tem um formato típico das aves da família Furnaridae, a qual ele pertence, em que as penas centrais são maiores e o tamanho vai diminuindo em direção às laterais da cauda, além de possuírem uma espécie de espinho na ponta. Sua face é acinzentada e a garganta branca, com uma mancha amarela, que dá a aparência de um “cavanhaque”. Já, os olhos são amarelados.

Pode chegar a cerca de 15 centímetros de comprimento. Assim como o joão-de-barro, o casal dessa espécie canta em dueto, em poleiros elevados.

Como já mencionado, o curutié vive em locais onde tem água, como lagoas, rios, brejos e banhados, e alimenta-se de artrópodes, como larvas de insetos e moluscos.

Seu ninho tem o formato parecido com o de uma garrafa deitada, construído sobre arbustos à beira d°água. Põe até três ovos claros e os filhotes levam de 14 a 15 dias para nascerem.

Faça a sua parte

Mantenha brejos, rios e lagoas da nossa cidade sempre limpos e arborizados para que possamos oferecer ao curutié as condições para que ele tenha abrigo, um local para fazer o ninho e se alimentar.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)