Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Besourinho-de-bico-vermelho

15 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seu nome tem relação com seu tamanho e com o
Seu nome tem relação com seu tamanho e com o "zumbido" que faz quando bate suas asas, parecendo um besouro. (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Besourinho-de-bico-vermelho
Nome científico: Chlorostilbon lucidus (Shaw, 1812)

Ele é um “baixinho invocado”, que vive arrumando “encrenca” com outras espécies de beija-flores, em lugares que têm flores, para ele tomar o néctar, pois é um grande defensor de seu território de alimentação. Seu nome tem relação com seu tamanho e com o “zumbido” que faz quando bate suas asas, parecendo um besouro.

O besourinho-de-bico-vermelho tem a plumagem verde brilhante, com garganta e cauda mais azuladas. Já, o bico é vermelho com a ponta negra. Assim como a maioria dos beija-flores, a fêmea é diferente do macho. Ela possui uma espécie de linha curvada e delineada da cor branca atrás dos olhos e a ponta da cauda é esbranquiçada. Pode pesar 3,5 gramas e medir 8,5 centímetros de comprimento.

Vive em áreas abertas, como cerrado, caatinga, borda de mata e, até mesmo, nas cidades, como Sorocaba, seja nas praças, jardins e parques. Alimenta-se, principalmente, de néctar, mas pode comer também artrópodes, principalmente aranhas.

A espécie pode fazer seu ninho em diversos locais, como em raízes expostas das árvores em barrancos, em pequenos galhos de árvores e arbustos ou em vasos de plantas em nossos jardins. O ninho é ornamentado na parte externa, com líquens, pedaços de folhas e galhos, que ajuda a ficar camuflado. Põe dois ovos brancos e os filhotes nascem após 15 a 18 dias e saem do ninho com 20 dias de vida. Como é comum em espécies de beija-flores, o macho não participa do cuidado dos filhotes.

Faça a sua parte

O besourinho-de-bico-vermelho gosta muito de tomar o néctar das flores. Por isso, ele pode ajudar polinizando flores de plantas frutíferas, permitindo que tenhamos frutos, tanto para nosso consumo, quanto para os animais que se alimentam de frutos na natureza. Que tal ajudarmos a manter esse lindo beija-flor sempre por perto, plantando árvores e arbustos com flores em nossa cidade?

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)