Eu já li
A baratinha rock n’ roll
Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão
Na semana passada eu li três livros do Gildo para as crianças da minha turma e, para a minha surpresa, teve alguém que chamou mais atenção que o elefante protagonista.
Ao observarem atentas as ilustrações, as crianças repararam na baratinha que acompanha Gildo em todas as páginas. Seja tricotando uma meia para a Laurinha, seja dormindo na sua caixinha de sabonetes, lá esta a Socorro. E se o Gildo é o elefante mais simpático da literatura, a baratinha Socorro não fica atrás. Com sua sainha de tule cor de rosa, ela arrasa corações.
Diante de tanta comoção, eu revelei às crianças que a Socorro também tem um livro: uma história só dela, cheia de som e fúria. Pra quê, né? Elas não me deram sossego enquanto eu não levei o livro para a escola. Precisei ler aos poucos, um ou dois capítulos por vez. Meus ouvintes aguardavam ávidos pelo desenrolar da história. Pela pouca concentração que os pequenos tem, imaginei que seria difícil fazê-los ouvir tudo até o fim. Mas eu estava redondamente enganada! Não só ouviram: folhearam e observaram cada detalhe do livro, em uma confusão para ver quem seria o primeiro a “olhar na mão”.
Em “Socorro: uma vida nada fácil”, você acompanha a aventura recheada de criatividade e superação onde a baratinha monta uma banda de rock com seus amigos e conhece uma rainha de verdade. Tudo isso enquanto foge do chatão Pierre Lechateau.
Vale a pena conferir essa adorável confusão, publicada pela Editora Escarlate e escrito por Silvana Rando.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.