Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Com disciplina, dedicação e técnica, meninos sub-15 do São Bento almejam a grande chance no mundo da bola

07 de Maio de 2022 às 23:01
Kally Momesso [email protected]
Gustavo Ribeiro aprendeu disciplina com o futebol.
Gustavo Ribeiro aprendeu disciplina com o futebol. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022))

Gustavo Alex da Silva Ribeiro, Ícaro Giovane da Conceição Nascimento e Caue Zanardi são três adolescentes que vivem realidades diferentes, mas têm um amor e um sonho em comum: eles querem ser jogadores de futebol. Não é de se estranhar, porque o futebol é uma paixão nacional. Assim como a maioria da criançada, os três cresceram com a bola no pé e hoje jogam na categoria sub-15 do São Bento.

Apesar de muitos garotos sonharem com a profissão, é preciso de dedicação diária, como explicou o técnico do time, Geraldo Meira, de 42 anos. Ele também salienta a importância da chance dada pelo São Bento. “A gente cria oportunidade. No sub-15, mais de 90% dos atletas são da cidade, de Sorocaba e Votorantim, três deles são da região e um menino é de outro estado. Então eles não precisam sair da cidade pra seguir o sonho deles. É muito gratificante ver que os meninos têm qualidade e ainda servindo o clube da nossa cidade”, elogiou.

Para o técnico, o futebol tem grande importância na vida dos jovens. Em vários sentidos. “Não é só estar praticando uma atividade física, um esporte, no caso o futebol. Eles veem como uma oportunidade de carreira. Os atletas começam a buscar um espaço, sabendo que é competitivo, sabendo que eles vão ter que conquistar isso. A partir de então, eles entendem que já se encontram dentro de uma profissão”, contou.

Gustavo Ribeiro, de 14 anos, jogava futebol com os amigos na rua desde os oito. Posteriormente, começou a treinar em escolinhas e hoje joga como lateral-direito na equipe sub-15 do São Bento. Ele ainda contou para equipe do Cruzeirinho que treina todos os dias e acredita que o futebol tem muito a agregar na sua vida, indo além do seu sonho de se tornar profissional. “Tenho me dedicado bastante para isso. Eu acredito que o futebol me ensinou sobre a importância da disciplina”, revelou.

Ícaro Nascimento veio de Sergipe em busca do sonho. - FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022)
Ícaro Nascimento veio de Sergipe em busca do sonho. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022))

Já o Ícaro Nascimento, também de 14 anos, veio de muito longe. Nascido em Sergipe, ele atualmente mora em Sorocaba. “Jogo futebol desde os 10 anos, mas em escolinha desde os 13 anos”, lembrou. De acordo com ele, a sua meta é jogar como volante em times profissionais no futuro. Mas para isso, Nascimento treina todos os dias na equipe de base do São Bento. “O futebol vêm me ajudando com aprendizado, conhecimento e maturidade”, concluiu.

Caue Zanardi: amor pelo esporte se sobrepõe ao cansaço. - FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022)
Caue Zanardi: amor pelo esporte se sobrepõe ao cansaço. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022))

Caue Zanardi, de 14 anos, joga desde os oito, mas treina para se tornar profissional desde os 10. Como ponta, ele também integra o sub-15 do São Bento. Conforme Zanardi, o futebol pode auxiliar na vida de todo mundo e, no caso dele, o amor pelo esporte se sobrepõe ao cansaço. “As vezes as crianças tem problemas em casa e podem descontar dentro de campo. Na minha vida é um lazer. Lógico que eu quero ser profissional, mas eu gosto de jogar, eu amo. É o que eu quero para o meu futuro”, disse.

A equipe acompanhou um pouco do treino e constatou que os meninos mandam bem mesmo e sabem dominar a bola. Não à toa, brigam na ponta do Campeonato Paulista da categoria, que pode ser a grande vitrine para o futuro. Independentemente se os seus ídolos são Cristiano Ronaldo, Neymar Jr., Lionel Messi, Marta ou outros, a molecada provou que é possível se destacar enquanto jovens treinando bastante.

A prática leva à perfeição

Você pode treinar cabeceio até mesmo sozinho, sem deixar a bola cair. - FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022)
Você pode treinar cabeceio até mesmo sozinho, sem deixar a bola cair. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (2/5/2022))

Para quem sonha em se tornar jogador ou jogadora de futebol algum dia, é preciso ter disciplina e muito treino para dominar os fundamentos e aumentar a habilidade. É como estudar: você precisa repetir diversas vezes para entender como fazer e melhorar sua técnica. E para te ajudar a chegar lá, o Cruzeirinho elaborou uma lista com fundamentos que você pode treinar sozinho. Vamos lá?

Você já deve ter visto o Cristiano Ronaldo voando para cabecear, não mesmo? Essa técnica é muito importante para aprender a finalizar ou rebater a bola. Para isso, você pode treinar cabeceio com alguns amigos ou mesmo sozinho, sem deixar a bola cair.

O controle da bola e o domínio também são fundamentais para um jogador. Uma forma de adquirir maior controle é correr com a bola em linha reta. Já para dominar, você pode pedir para um amigo chutar a bola em uma parede e, em seguida, você domina e devolve a bola para o seu amigo.

Para finalizar melhor, você pode pedir que um amigo te ajude. Passe a bola para ele, que irá devolver para você finalizar. Treine também na outra posição. Ainda é importante treinar a marcação e o passe com os amigos. Por fim, para melhorar sua técnica de drible, nada melhor do que treinar uma corrida em zigue zague com a bola. (Kally Momesso)

Galeria

Confira a galeria de fotos