Olha o passarinho
Falcão-de-coleira
Nome popular: falcão-de-coleira
Nome científico: Falco femoralis (Temminck, 1822)
Um dos falcões mais comuns em Sorocaba! Pode ser encontrado até dentro da área urbana. Possui a cabeça cinza-escura, com uma sobrancelha que se estende até a nuca. Possui o loro (região entre o bico e os olhos), base do bico (cuja ponta é cinza) e anel ao redor dos olhos em amarelo-vivo. O peito é branco estriado de cinza (listrado). Parte do ventre apresenta uma faixa cinza com listras finas brancas, formando uma espécie de cinturão (ou coleira) na região. A parte inferior da barriga e a região ventral da cauda são em marrom-claro. A garganta é branca-alva, com uma espécie de vírgula de cor cinza que desce a partir da base do bico. A cauda, relativamente longa e escura, tem listras finas formando um barrado delicado e cinco faixas mais distantes umas das outras. Na aparência, os sexos são semelhantes, entretanto, a fêmea é maior do que o macho, sendo que o macho mede entre 35 e 38 centímetros e a fêmea mede entre 43 e 45 centímetros.
Realiza voos próximos ao chão em busca de suas presas, que podem ser insetos, lagartixas, morcegos, roedores, pequenos pássaros, lagartos e até serpentes. Gosta de viver em áreas abertas, como cerrado, bordas de mata e, como mencionado anteriormente, também em áreas modificadas pelo homem (antropizadas).
Apresenta comportamento muito interessante! Acredita que o falcão-de-coleira não faz ninho? Ele costuma ocupar ninhos já existentes de outras aves, principalmente falcões e gaviões. Põem em torno de três ovos, que tendem a ser bastante manchados ou na cor marrom, quase uniforme. A fêmea choca os ovos e, após os filhotes nascerem, ela se encarrega de cuidar deles, enquanto o macho sai em busca de alimento.
Faça a sua parte
O falcão-de-coleira pode ser um importante agente no controle de pragas, como roedores e animais peçonhentos, entre eles as serpentes. Manter as áreas verdes em nossa cidade, plantando mudas nas margens dos rios e nos parques, além de manter a vegetação já existente pode contribuir para que esse belo rapinante encontre sempre alimento e abrigo em nosso município.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)