Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Sabiá-laranjeira

24 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ave-símbolo do Brasil e do Estado é dona de um dos cantos mais conhecidos e melodiosos.
Ave-símbolo do Brasil e do Estado é dona de um dos cantos mais conhecidos e melodiosos. (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA / COAVES)

Nome popular: sabiá-laranjeira
Nome científico: Turdus rufiventris (Vieillot, 1818)

O sabiá laranjeira é a ave-símbolo do Brasil! Isso mesmo. Ele adquiriu esse título oficialmente no dia 3 de outubro de 2002. Além disso, também é a ave-símbolo do estado de São Paulo. Dono de um dos cantos mais conhecidos e melodiosos dentre as aves brasileiras, o sabiá-laranjeira faz jus ao seu sucesso.

Esse pássaro possui o corpo de forma geral marrom-acinzentado, com as pontas das asas mais escuras. O destaque fica para sua barriga e a parte debaixo da cauda, em tom laranja. A garganta é branca com estrias (rajado) marrons. Possui um anel em volta dos olhos (anel perioftálmico) laranja e o bico amarelo (às vezes, esverdeado). Pode medir em torno de 25 cm.

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve o canto do sabiá, durante a madrugada, no início da primavera, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

Essas aves alimentam-se, principalmente, de insetos, larvas, minhocas e frutas, como mamão, laranja e abacate. Assim como outros sabiás, gostam de coquinhos de várias palmeiras, como o palmito doce, o açaí e o dendê, podendo ser importantes na dispersão dessas plantas. Têm o comportamento de revirar folhas em busca de alimento. São extremamente habilidosos para capturar minhocas, principalmente, após a chuva.

Seu ninho é construído somente pela fêmea, em forma de tigela funda e com paredes grossas, feito de raízes e musgo, reforçado por barro; são localizados em troncos ou galhos grossos.

Faça a sua parte

Como já dissemos, o sabiá-laranjeira é um importante dispersor de sementes. Vamos ajudar a mantê-lo em nossa cidade, conservando as áreas verdes, como parques, praças e margens dos rios, para que ele possa continuar seu trabalho como um bom jardineiro da natureza.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)