Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Ursa abandonada na guerra terá vida nova

17 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A ursa parda Kiryusha, de 24 anos, viverá em zoológico na Holanda após ser resgatada na Ucrânia.
A ursa parda Kiryusha, de 24 anos, viverá em zoológico na Holanda após ser resgatada na Ucrânia. (Crédito: FACEBOOK / BEARS IN MIND)

Encontrada debilitada depois de ser abandonada por seu dono em meio à guerra na Ucrânia, a ursa parda Kiryusha, de 24 anos, agora terá uma nova vida em um zoológico na Holanda. ”No fim de semana, a Fundação Bears in Mind foi buscar uma ursa parda na Ucrânia que esteve vivendo em condições lamentáveis há 18 anos”, informou o zoológico da cidade de Rhenen, em um comunicado.

A instituição afirmou que, mediante à situação da ursa e o conflito em curso, a fundação fez tudo que pôde para retirá-la da zona de guerra o mais rápido possível. Durante anos, Kiryusha viveu dentro de uma pequena jaula, em um hotel que tinha um acampamento infantil, onde “mal tinha espaço para se mover”.

O animal passou os primeiros anos de sua vida fazendo shows em um circo, até ser transferido para o hotel. Sua situação se agravou, ao ser abandonada pelo dono, que foi lutar na guerra. “Com a guerra, os donos não têm mais condições de cuidar dos animais”, disse a diretora da Bears in Mind, Ingrid Vermeulen. Ela também denunciou que, diante da escassez de comida, os animais estão entregues à própria sorte.

Em sua nova vida na Holanda, Kiryusha cumprirá um período de quarentena. Depois, disso, poderá circular livremente entre outros ursos resgatados em um bosque, sob supervisão do zoológico e da fundação animal. (Da Redação, com AFP)