Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Diga não à violência contra a mulher!

10 de Abril de 2022 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Cartazes conscientizam crianças sobre a importância do assunto.
Cartazes conscientizam crianças sobre a importância do assunto. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/4/2022))

Não se pode bater, xingar, humilhar e ofender uma mulher; e nem deveria acontecer. Você sabia disso? No Brasil, existe a Lei Maria da Penha para estimular a punição adequada e combater atos de violência doméstica contra a mulher. E para entender um pouco mais sobre o tema, os alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professor Amin Cassar participaram da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, promovida pela professora Tatiane Reis.

Entre os dias 14 e 18 de março, os estudantes aprenderam sobre a história da Maria da Penha e a lei que leva seu nome. As crianças também fizeram desenhos sobre o tema e conheceram o trabalho do Centro de Referência da Mulher (Cerem) e toda a rede de apoio, assistência e denúncia contra a violência doméstica que existem em Sorocaba. “Foi uma semana de muito aprendizado, em que os alunos aprenderam e compartilharam informações com toda a comunidade escolar”, conta a professora.

David Rosa e Lais Bastos, de 10 anos, aprenderam sobre Maria da Penha e lei que leva seu nome. - FÁBIO ROGÉRIO (5/4/2022)
David Rosa e Lais Bastos, de 10 anos, aprenderam sobre Maria da Penha e lei que leva seu nome. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/4/2022))

Todas as atividades foram expostas em dois murais espalhados pela escola. Para a Lais Toledo de Freitas Bastos, de 10 anos, a parte mais legal foi analisar e reescrever trechos de algumas músicas que traziam em suas letras diferentes tipos de violência contra à mulher. “Foi muito legal. Ouvimos músicas que falavam mal da mulher. E não pode. Então mudamos algumas palavras”, conta ao dizer que não se pode violentar as mulheres, de jeito nenhum.

O David Dantas Rosa, de 10 anos, disse ainda que o homem pode até ser preso se agredir uma mulher. “Isso não pode acontecer, nunca, jamais”, afirma ao dizer que se ver alguém violentando uma mulher é preciso denunciar. Para o menino, todas as crianças deveriam aprender sobre o tema desde pequenas. “Quando crescer, namorar e casar o homem não vai abusar da mulher”, acredita. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos