Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Tesourinha

27 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O apelido vem da cauda preta, bem grande e em formato de tesoura.
O apelido vem da cauda preta, bem grande e em formato de tesoura. (Crédito: JOÃO R. SALMAZO / COAVES)

Nome popular: Tesourinha
Nome científico: Tyrannus savana (Daudin, 1802)

Você já deve ter visto um passarinho bem pequeno, branco com as costas marrom-anegrada e uma cauda bem grande em forma de tesoura? Pois é, essa ave é a tesourinha!

Como dissemos, a tesourinha possui uma longa cauda preta, em formato de tesoura, as asas em tons de marrom, o alto da cabeça (capuz) preto, peito e barriga branco-alvo e as costas cinza. No capuz, é possível observar, principalmente quando ela está “brava”, um topete amarelo-ouro que fica escondido, chamado de píleo. Contando o tamanho dessa ave com a cauda, os machos medem 40 centímetros e as fêmeas, 30 centímetros, sendo que essa diferença ocorre por conta da cauda, que nos machos é maior.

A tesourinha vive em áreas abertas, como cerrado, capoeira, campos e pastagens. Também pode ser comum em praças e parques nas cidades. Alimenta-se basicamente de insetos e frutos.

Você sabia que a tesourinha é uma ave migratória? Isso quer dizer que ela fica parte do ano em uma região e, quando começa a ficar frio e o número de presas para ela se alimentar diminui, ela se muda para outra região que está quente e tem alimento em abundância. Assim, ela está sempre em locais onde tem bastante alimento e pode ter seus filhotes com segurança. Ah! E ela faz isso todo ano! Qual seria então a época que ela estaria em Sorocaba? Como ela fica aqui na época de reprodução, ela chega entre o final de agosto e início de setembro e fica por aqui entre dezembro e fevereiro. Depois, ela vai para o norte do Brasil, na Amazônia.

Ela faz seu ninho em formato de tigela, usando galhos secos. Sua ninhada pode ter de dois a quatro filhotes, que levam cerca de 15 dias para nascerem. O macho e a fêmea revezam no cuidado dos filhotes.

Faça a sua parte

Ajude a manter e ampliar as áreas verdes da nossa cidade! Assim, a tesourinha terá abrigo (casa), ninho (recursos para fazê-lo) e comida durante sua estadia em Sorocaba.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)