Olha o passarinho
Martim-pescador-pequeno
Nome popular: Martim-pescador-pequeno
Nome científico: Chloroceryle americana (Gmelin, 1788)
Pequeno no nome, mas é um excelente pescador! Com um bico grande em forma de espada, ele mergulha para pegar seu peixe em lagos, córregos e rios.
É o menor martim-pescador que vive em Sorocaba, com cerca de 20 centímetros. Suas penas são sedosas e salientes, de diversas cores, assim como a faixa branca que liga a base do seu bico até a sua nuca. O macho possui uma faixa castanha no peito e a fêmea tem duas faixas verdes no peito. Ambos possuem um capuz verde com um topete na cabeça. As costas e a cauda são verdes e a barriga é branca.
Leva o nome de pescador, porque utiliza seu bico para pescar! Mas ele não se alimenta só de peixes, mas também de rãs, girinos, crustáceos e insetos.
Vive ao longo de rios e lagos, em bordas de florestas ou áreas abertas, geralmente pousado em galho de árvores às margens de corpos d’água, onde é possível ouvir seu canto “ta-ta”, que escutamos ao passar voando por lagos com uma rica vegetação aquática. Põe geralmente quatro ovos. O macho choca durante o dia e a fêmea, à noite. O ninho é construído em barrancos.
Faça a sua parte
Você, sua família e amigos podem ajudar na conservação desta espécie. Sabe como? Cuidando dos córregos, lagos e rios da nossa cidade. Por isso, não jogue jamais óleo de cozinha na pia da cozinha, pois tudo vai “parar” nos corpos d’água, poluindo e contaminando esses ambientes.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)