Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Gambazinha acidentada vai voltar a andar

20 de Março de 2022 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Animal silvestre ganhará mini cadeira de rodas feita por empresa de Sorocaba.
Animal silvestre ganhará mini cadeira de rodas feita por empresa de Sorocaba. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (11/3/2022))

Uma gambá acidentada vai ganhar uma mini cadeira de rodas para voltar a andar. O animal foi encontrado em Votorantim, há cinco meses, quando foi socorrido pela dentista Débora Cristina de Carvalho. A gambá foi levada a uma clínica veterinária de Sorocaba, onde passou por cirurgia, pois teve um rompimento na medula espinhal e foi preciso implantar dois pinos na coluna do animal. Após o acidente, a gambá perdeu o movimento das patas traseiras e passou a se locomover rastejando.

Quem vai fazer o aparelho, semelhante a uma cadeira de rodas, é a Conforpés, empresa de Sorocaba especialista em próteses ortopédicas. Especializada em próteses humanas, a empresa já desenvolveu dispositivos ortopédicos para diferentes animais nos últimos 50 anos, inclusive silvestres, mas é a primeira vez que atende um gambá, e não vai cobrar nada pelos serviços.

A gambá ainda segue em recuperação aos cuidados de Débora. “O veterinário disse que ela nunca mais voltaria a andar, mas eu acredito em milagres”, afirma, esperançosa, ao dizer que o animal ainda tem sensibilidade nas patas traseiras. A Conforpés já fez os moldes e experimentou no animal a estrutura da órtese -- dispositivo que ajudará a gambazinha se movimentar. Agora, a empresa vai instalar as rodinhas no aparelho, que deve ficar pronto nas próximas semanas. Será que ela vai voltar a andar? Estamos na torcida! (Jéssica Nascimento)