Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Confete, serpentina e diversão no bloquinho do Politécnico

Com máscaras e fantasias, as crianças entraram no clima do feriado mais animado e divertido do ano

27 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Murilo Namarca, de 5 anos, se caracterizou de palhaço, com peruca colorida e nariz vermelho.
Murilo Namarca, de 5 anos, se caracterizou de palhaço, com peruca colorida e nariz vermelho. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022))

Máscaras, confete, serpentina, fantasia e muita diversão. Já sabe do que estamos falando? Se você pensou em Carnaval, acertou na mosca. O feriado mais animado e divertido do ano está chegando. E as escolas não ficaram de fora do clima carnavalesco. Alunos e professores entraram na dança e realizaram várias atividades voltadas ao tema na última semana. O Cruzeirinho acompanhou a tarde de Carnaval do Colégio Politécnico, que contou com apresentação de músicas, brincadeiras e diversão. Os alunos do ensino infantil e fundamental colocaram em prática tudo que aprenderam sobre a data nas últimas semanas.

Em um dia de aula diferenciado, a escola estava em clima de folia, com risos, música e muita animação. Em uma sala de aula toda decorada com máscaras, confete e purpurina, os pequenos do ensino infantil fizeram dezenas de atividades sobre o Carnaval, várias usando materiais recicláveis, como lança-confetes, máscaras e pandeiros. Toda a turma foi fantasiada para a escola. Tinham alunos caracterizados de animais, super-heróis, princesas, palhaços e muitas outras fantasias que usavam a criatividade.

Em uma sala de aula toda decorada, os pequenos do ensino infantil fizeram dezenas de atividades sobre a data. - FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022)
Em uma sala de aula toda decorada, os pequenos do ensino infantil fizeram dezenas de atividades sobre a data. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022))

Um deles é o Jean Corrá, de 5 anos, que escolheu uma fantasia de cavalinho para se divertir com os amigos. “Eu tenho até um rabinho”, mostrou, dançando, para a reportagem. Jean adora o Carnaval e estava empolgado com o dia festivo no colégio. Ele mostrou como se faz para lançar confetes com um lançador feito com rolo de papel higiênico e bexiga. “Você coloca o confete dentro, pucha a bexiga e atira”. E olha que o brinquedo funciona, hein. O confete vai tão longe que até acertou a equipe do Cruzeirinho, que saiu toda colorida da sala de aula.

Outra fantasia que chamou a atenção da turma foi a do Murilo Namarca, de 5 anos, que estava caracterizado de palhaço, com direito a peruca colorida e nariz vermelho que fazia barulho de buzina. “Eu gosto de Carnaval porque tem bastante brinquedo, todo mundo dança e usa fantasia”. Junto com os outros estudantes, Murilo aprendeu várias curiosidades sobre o Carnaval. “Gostei bastante das músicas, as marchinhas. A mais legal é a do dinheiro”, disse ao se referir a marchinha “Me dá um dinheiro aí”.

Jennifer Elias, de 4 anos, vestiu a roupa da Mulher-Maravilha. - FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022)
Jennifer Elias, de 4 anos, vestiu a roupa da Mulher-Maravilha. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022))

Já a Jennifer Lopes Elias, de 4 anos, decidiu ir até a escola fantasiada de super-heroína. A pequena vestiu a roupa da Mulher-Maravilha para brincar com os amigos. “Eu espalhei confete pela sala inteira e fiz um pandeiro. É muito legal”. Além de aprender as marchinhas, Jennifer também confeccionou a própria máscara usando pratos de papel, tinta e penas. “Eu pintei de rosa, colei estrelinhas e penas. Ficou bonita”, diz ao mostrar sua obra de arte para o Cruzeirinho.

Os alunos do ensino fundamental coloriram a escola com máscaras feitas de papel. Os estudantes usaram a criatividade para confeccionar as próprias máscaras, usando canetinhas, brilho, lantejoulas, lápis de cor e pedrinhas. Uma estava mais linda que a outra. A Maria Luiza Barros Dias Rocha, de 6 anos, também fez um frufru com papel crepom e palito de sorvete, que usou para apresentar a marchinha “Daqui não saio” junto com a sua turma do 2º ano do ensino fundamental. “Foi divertido. Eu gosto de Carnaval. A gente joga confete, tem muita alegria. Eu amo muito uma festa”.

Lorenzo Cunha, de 6 anos, dançou "Mamãe eu quero". - FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022)
Lorenzo Cunha, de 6 anos, dançou "Mamãe eu quero". (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022))

A turma do Lorenzo Ishizu Cunha, que está no 1º ano do ensino fundamental, apresentou a marchinha “Mamãe eu quero”. As crianças usaram colares de chupetas e mamadeiras para apresentar a música. Empolgado com a atividade, o menino de 6 anos dançou, cantou e se divertiu. “Eu adoro o Carnaval. É bem divertido, tem máscara”.

Julia Souza, de 7 anos, adorou fazer sua máscara. - FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022)
Julia Souza, de 7 anos, adorou fazer sua máscara. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/2/2022))

A Julia Galoni Souza, de 7 anos, que está no 3º ano do ensino fundamental, estava tão ansiosa para a apresentação da marchinha “Jardineira” que ficou até nervosa na hora do show. Mas tudo correu bem. Ela e a turma cantaram, dançaram e aproveitaram o momento de descontração. “Essa foi a minha marchinha preferida. Fiquei dançando uns 10 dias. Eu adorei fazer a máscara e vir de fantasia. Adoro Carnaval porque é um dia para reunir a família e se divertir muito”, afirma ao dizer que aprendeu várias curiosidades sobre a data na escola.

Faça você mesmo um lança-confetes

Jean Corrá, de 5 anos, se divertiu com o seu brinquedo carnavalesco. -  Marcos Roberto Magosso Junior
Jean Corrá, de 5 anos, se divertiu com o seu brinquedo carnavalesco. (crédito: Marcos Roberto Magosso Junior)

Sem eventos oficiais de Carnaval, mais uma vez nos resta entrar em clima carnavalesco em casa. Afinal, como disse a Júlia, o Carnaval é uma data para se divertir com a família. E isso não requer grandes projetos. Com um pouco de criatividade, dá para improvisar uma fantasia, decorar a casa com papel crepom colorido e dançar enquanto tocam as famosas marchinhas. E sabe como deixar essa festinha em família ainda mais legal? Com confete. Quer embarcar nessa aventura? Então anota o passo a passo para fazer um lança-confetes em casa, igual ao confeccionado pelos alunos do Colégio Politécnico.

Materiais:

- 1 rolinho vazio de papel higiênico
- 1 bexiga de festa
- 1 cartolina para decorar
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Fita adesiva
- Confetes

Como fazer

Primeiro, corte a bexiga em duas partes. Separe a do lado que você assopra, dê um pequeno nó na ponta, como o que você dá depois que enche a bola, e encaixe essa parte no rolinho do papel higiênico. Prenda a bexiga com fita adesiva, para não escorregar do rolinho. Depois, decore com a cartolina, fixando com cola ou fita adesiva. Pronto. Agora é só colocar confete até a metade do rolinho, segurar o lançador com uma mão e com a outra puxar a bexiga para espalhar confetes por aí. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos