Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Tico-tico-do-campo

27 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Este passarinho muito simpático e delicado mede cerca de 15 centímetros de comprimento.
Este passarinho muito simpático e delicado mede cerca de 15 centímetros de comprimento. (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO/COAVES)

Nome popular: Tico-tico-do-campo
Nome científico: Ammodramus humeralis (Bosc, 1792)

Este é o tico-tico-do-campo, um passarinho muito simpático e delicado, que mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Uma marca registrada dessa espécie é uma faixa amarela bem viva entre o bico e os olhos (região chamada de loro), que se estende até a metade da sobrancelha, além de ter uma máscara discreta. Esse detalhe amarelo também pode ser observado em sua asa (na região do “ombro”). O restante do corpo é marrom com manchas anegradas nas asas, semelhante ao pardal.

Vive em campos secos com gramíneas, cerrados, pastagens e cultivos agrícolas. Tem comportamento de ficar próximo ao solo, onde se alimenta, principalmente, de grãos e sementes. Ao andar muito no chão, impregna suas penas cinzas com a cor do solo, variando a tonalidade de acordo com a região onde vive.

É bem discreto, embora, às vezes, procure poleiros baixos, como mourão de cerca e cupinzeiros, para se exibir e emitir seu canto, que é um trinado agudo que lembra o som de um grilo.

No período reprodutivo, a espécie forma casal e estabelece seu território, fazendo seu ninho diretamente no solo, em forma de uma tigela rasa, onde põe seus ovos azulados.

Faça a sua parte

Como o tico-tico-do-campo faz seu ninho no solo, em campos com gramíneas, é importante verificar se não existem ninhos dele nesses locais para não prejudicar a reprodução dessa ave.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)