Olha o passarinho
Tico-tico-do-campo

Nome popular: Tico-tico-do-campo
Nome científico: Ammodramus humeralis (Bosc, 1792)
Este é o tico-tico-do-campo, um passarinho muito simpático e delicado, que mede cerca de 15 centímetros de comprimento. Uma marca registrada dessa espécie é uma faixa amarela bem viva entre o bico e os olhos (região chamada de loro), que se estende até a metade da sobrancelha, além de ter uma máscara discreta. Esse detalhe amarelo também pode ser observado em sua asa (na região do “ombro”). O restante do corpo é marrom com manchas anegradas nas asas, semelhante ao pardal.
Vive em campos secos com gramíneas, cerrados, pastagens e cultivos agrícolas. Tem comportamento de ficar próximo ao solo, onde se alimenta, principalmente, de grãos e sementes. Ao andar muito no chão, impregna suas penas cinzas com a cor do solo, variando a tonalidade de acordo com a região onde vive.
É bem discreto, embora, às vezes, procure poleiros baixos, como mourão de cerca e cupinzeiros, para se exibir e emitir seu canto, que é um trinado agudo que lembra o som de um grilo.
No período reprodutivo, a espécie forma casal e estabelece seu território, fazendo seu ninho diretamente no solo, em forma de uma tigela rasa, onde põe seus ovos azulados.
Faça a sua parte
Como o tico-tico-do-campo faz seu ninho no solo, em campos com gramíneas, é importante verificar se não existem ninhos dele nesses locais para não prejudicar a reprodução dessa ave.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)