Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Anu-branco

20 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estamos falando de um parente do famoso papa-léguas do desenho.
Estamos falando de um parente do famoso papa-léguas do desenho. (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO / COAVES)

Nome popular: Anu-branco
Nome científico: Guira guira (Gmelin, 1788)

Será que você consegue adivinhar de quem o anu-branco é parente? É uma ave que corre muito rápido e faz um “bip-bip” quando começa a correr! Adivinhou quem pensou no papa-léguas! É isso mesmo! O anu-branco é da mesma família, talvez por isso lembre bastante a fisionomia dessa avezinha corredora. Está sempre no chão saltitando em busca de alimento.

O anu-branco pode chegar a 42 centímetros de comprimento. Possui uma cauda longa que geralmente usa para se equilibrar quando pousa. Ele tem topete e seu corpo tem uma cor branca suja, quase bege, com as asas e cauda na cor marrom escura. Seu bico é amarelo-alaranjado, forte e com uma curva na ponta. Seus olhos têm a íris amarelo-alaranjada e um anel, ao redor, amarelo pálido. Possui um canto estridente, com notas descendentes, que cantam por longos períodos.

Vive em áreas abertas, como gramados, pastos e lavouras, além de ser muito comum nas cidades, como em Sorocaba. Forrageia em bandos de seis a 12 indivíduos e alimenta-se de grandes artrópodes, como gafanhotos e aranhas, mas comem também pequenos vertebrados, como anuros, camundongos e outras aves. Apresenta um comportamento de grupo bastante acentuado, sendo possível ver com frequência diversos indivíduos todos juntos, grudados uns nos outros, em fio de energia ou arames de cerca na pastagem.

Podem construir o ninho de forma solitária, mas geralmente fazem em comunidade. Os ninhos são grandes e com muitos galhos entrelaçados. Gostam de fazer ninho em primaveras (bougainville) para ficarem bem protegidos. Possuem um comportamento bem interessante, pois os filhos mais velhos ajudam na criação dos mais novos. Seus ovos estão entre os mais bonitos. São grandes, na cor verde marinho, com detalhes que parecem teias brancas envolvendo-os.

Faça a sua parte

Como vimos o anu-branco é um exímio comedor de pragas. Sempre que fizer poda de trepadeiras, como a primavera ou o sansão-do-campo, observe se há ninho de anu-branco. Se tiver, espere um pouco até fazer a poda, assim permitiremos que mais anus-brancos possam nos ajudar a combater pragas, como roedores e gafanhotos.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)