Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Coalas ameaçados na costa leste da Austrália

20 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Incêndios, doenças e desmatamento podem fazer com que um símbolo do país desapareça até 2050.
Incêndios, doenças e desmatamento podem fazer com que um símbolo do país desapareça até 2050. (Crédito: PETER PARKS / AFP (28/4/2016))

A Austrália classificou os coalas, oficialmente, como uma espécie ameaçada ao longo de grande parte de sua costa leste, pela redução de sua população devido a incêndios florestais, doenças e desmatamento. Organizações de conservação alertam que o seu número despencou nas últimas duas décadas e advertem que eles podem estar caminhando para a extinção.

A ministra australiana do Meio Ambiente, Sussan Ley, disse que estes animais foram designados como “ameaçados” para que seja possível oferecer-lhes um maior nível de proteção nos estados de Nova Gales do Sul, Queensland e no território da capital australiana.

Símbolo internacionalmente reconhecido da fauna única da Austrália, o coala foi listado como “vulnerável” na costa leste há uma década.

Um grupo que assessora o governo disse que os números caíram de 185.000 para 92.000 entre 2001 e 2021, podendo desaparecer até 2050.

Além dos incêndios devastadores que arrasaram a Austrália entre o final de 2019 e o início de 2020, os coalas já estavam ameaçados pela derrubada de florestas, seca, doenças, atropelamentos e ataques de cães. (Da Redação, com AFP)