Cruzeirinho
Você se lembra como foi o seu primeiro dia de aula?

Quem se lembra como foi o primeiro dia de aula? Alegria, ansiedade, medo, insegurança... Todos esses sentimentos, e muitos outros, fazem parte desse momento tão importante que acontece no primeiro dia do ano letivo. Afinal, é quando meninos e meninas encaram uma nova etapa da vida. Com tudo novo, como série, classe, professores, turma e, em alguns casos, até a escola, se torna difícil entender os sentimentos. Foi pensando nisso que o psicólogo, psicanalista e escritor sorocabano Fernando de Jesus escreveu o livro “Vitória e o seu primeiro dia de aula”.
Ao longo das 40 páginas, crianças e adolescentes mergulham nesse mundo dos pensamentos para aprender, junto com a personagem, um pouco mais sobre os sentimentos e as emoções. O autor sentiu a necessidade de abordar o tema ao perceber que os pequenos têm dificuldade em expressar o que estão sentindo. “A obra busca ajudar a criança conhecer seus sentimentos e emoções e como lidar com eles. Durante a história, a personagem fala sobre insegurança, ansiedade e abandono, sentimentos que fazem parte do primeiro dia de aula”, aponta Fernando.
O livro conta a história de Vitória, que descobre sentimentos e emoções diferentes no primeiro dia de aula. Durante o caminho para a escola, a menina aprende como lidar com o que está sentindo e enfrenta o frio na barriga para conhecer novos amigos. A parte mais legal é que a obra tem vários espaços interativos, onde os leitores podem fazer atividades e incluir os seus aprendizados. Todo colorido, o livro é ilustrado por Gabrielly Cordeiro.
Fernando de Jesus, o autor, levou um ano para concluir a obra, que foi publicada em novembro de 2021 pela editora Ases da Literatura. Gostou? Os exemplares físicos e digitais custam R$ 39,90 e estão à venda na internet, no site: https://mla.bs/07ebdefc.