Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Garça-branca-pequena

13 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
É possível avistá-la na beira do Rio Sorocaba, lagoas e tanques.
É possível avistá-la na beira do Rio Sorocaba, lagoas e tanques. (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO/COAVES)

Nome popular: Garça-branca-pequena
Nome científico: Egretta thula (Molina, 1782)

A garça-branca-pequena é uma das espécies de garça mais comum em nosso município! É possível avistá-la em boa parte dos cursos d’água na cidade, como a beira do Rio Sorocaba, lagoas e tanques de piscicultura. Gostam de repousar em abrigos nas árvores, na beira d’água, em pequenas ilhas onde concentram colônias de outras garças.

Ela mede entre 54 e 66 centímetros de altura, ou seja, apesar do nome, ela é uma ave grande. Ela só pode ser considerada pequena, na verdade, se comparada a outras espécies de garça.

Tem o corpo todo branco, o bico preto com uma parte amarela, que vai da base até os olhos, que possuem a íris na cor amarela. As pernas longas são pretas, com pés (dedos ou artelhos) amarelos brilhantes, principal diferença desta espécie com a garça-branca-grande, que possui os pés pretos. Na época de reprodução, desenvolve grandes penas nupciais na cabeça, nas asas e no peito, conhecidas como egretas ou egretes, que são mais evidenciadas nos machos.

Essa garça é uma exímia pescadora. Pesca tanto peixes de água doce, quanto os de água salgada. Também se alimenta de insetos (larvas e adultos), moluscos, vermes, caranguejos (e outros crustáceos), anfíbios e pequenos répteis. Ela usa as mais diferentes técnicas de pesca e caça! Fica parada ou então caminha devagar ou rápido, afugentando a presa com os pés por debaixo d’água. Pode também fazer sombra na água para poder enxergar melhor os peixes.

Na época da reprodução, pode agrupar-se em colônias formando ninhais com outras espécies de garças. O casal constrói uma plataforma de galhos secos esparsos sobre uma árvore, geralmente próxima à água. O macho leva o material para a fêmea, que vai ajeitando para construir o ninho. Põe de três a sete ovos esverdeados ou verdes azulados, que são chocados pelo casal durante 26 dias. Após nascerem, os filhotes ficam no ninho para terminar o desenvolvimento da plumagem e são alimentados pelos pais, que trazem o alimento no bico e colocam direto dentro do bico dos filhotes.

Faça a sua parte

As garças dependem de peixes para sobreviverem, já que eles são o seu principal alimento! Por isso, precisamos cuidar da qualidade da água dos rios e lagos, não jogando lixo nos corpos d’água e ensinando os adultos que isso não se faz!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)