Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Muitas janelas, muitos olhares

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

13 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Chamem os pequeninos, os “menorzinhos”, os “pititicos”, esse livro é para eles. E não se importe se o livro amassar, dobrar ou fazer orelhas, cada virar de página equivale a uma gargalhada gostosa, uma surpresa eletrizante, um olhar curioso. Momentos que não têm preço.

“Olhe pela janela” é um livro para brincar e exercitar a fantasia. A autora e ilustradora Katerina Gorelik usa de todos os recursos para mexer com a imaginação dos pequenos leitores, apresentando a vista de várias janelas, primeiro por fora, depois por dentro. Ali estão os mais diferentes personagens. Muitos deles são velhos conhecidos da literatura para crianças, como a Chapeuzinho Vermelho e os Sete Cabritinhos.

Um livro a serviço da curiosidade, que comprova que nem tudo é o que parece, e que existe muito mais de uma maneira de enxergar as coisas.

A autora, Katerina, nasceu em 1980, na Rússia, e foi por muitos anos advogada. Mas, num momento, logo após os 30 anos, resolveu se dedicar a uma grande paixão da infância: as ilustrações. Se graduou em artes em 2011 numa universidade do Reino Unido, passou a escrever e ilustra livros infantis em 2015. Suas obras já foram publicadas em diversos países, como França, Itália, Portugal, Coreia e China. Muitas delas premiadas em reconhecimento ao seu talento.

Seu traço é marcante e único, e seus desenhos ganham vida nos detalhes inusitados. As ilustrações desse livro, inclusive, foram selecionadas para integrar a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, a maior do mundo nesse segmento. Uma prova de que seguir os sonhos da infância sempre vale a pena.

“Olhe pela janela” é publicado no Brasil pela Editora Brinque Book.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.