Olha o passarinho
Bigodinho
Nome popular: Bigodinho
Nome científico: Sporophila lineola (Linnaeus, 1758)
O bigodinho tem esse nome por conta da faixa negra na garganta, que se inicia embaixo do bico, lembrando, na verdade, um cavanhaque.
Observe a foto! Medindo cerca de 10 centímetros de comprimento, o macho apresenta a cabeça negra com uma listra branca no topo. O bico é negro e bem curto. As costas, asas e cauda são negras e o peito e barriga são brancos. Possui uma mancha branca no meio das penas da parte superior da asa e uma faixa negra, desde da base do bico até o início do peito. Possui uma espécie de círculo irregular branco, como se fossem duas bochechas, uma em cada lado da face.
A fêmea é bem diferente do macho e, como outras espécies de papa-capins, é toda parda. Porém, possui um porte mais esguio, a cauda mais alongada e o bico pequeno, com a parte de baixo (mandíbula) na cor amarela clara.
Vive em campos abertos, brejos, campos com cultivo e capoeiras. Pode ser encontrada, ainda, em praças e parques, assim como em terrenos baldios. Alimenta-se basicamente de sementes e costuma subir nos pendões de gramíneas para comê-las. É uma ave migratória, sendo que, em determinada época do ano, diminui o número de indivíduos que parte para outras áreas.
O ninho possui formato de tigela e é construído apenas pela fêmea, assim como é ela quem cuida dos filhotes após o nascimento. O bigodinho pode ter de duas a quatro ninhadas ao ano e por de dois a três ovos em cada uma. O macho fica responsável em demarcar o território.
Faça a sua parte
O bigodinho é uma ave com um canto muito bonito e muitas pessoas querem mantê-lo em gaiola para apreciá-lo cantando. Então, quem gosta de ter um desses pássaros em casa, é necessário que tenha permissão para criá-lo, por isso é importante consultar o Ibama, órgão federal responsável por um sistema de controle e monitoramento de criação amadora de pássaros.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)