Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinefilia

Um convite ao mundo extraordinário das produções de Steven Spielberg

Exposição sobre os quatro principais filmes do cineasta fica aberta ao público até dia 6 no Iguatemi Esplanada

30 de Janeiro de 2022 às 07:13
Cruzeiro do Sul [email protected]
Beatriz Pillon, de 7 anos, posou com o boneco -- original -- do filme
Beatriz Pillon, de 7 anos, posou com o boneco -- original -- do filme "E.T. O Extraterrestre", de 1982 (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022))

Extraterrestres, tubarões, dinossauros e viagens no tempo compõem o universo do cineasta norte-americano Steven Spielberg, um dos maiores da história, conhecido por grandes produções do cinema moderno. A melhor parte é que crianças e adultos podem conferir de perto cenas e cenários desse mundo encantador. E sem pagar nada por isso. A exposição “Welcome to Extraordinary”, que faz uma viagem interativa pelos filmes do cineasta, está em Sorocaba e segue aberta ao público até 6 de fevereiro.

Mais de 10 mil pessoas já passaram pela exposição, que conta com cerca de 200 metros quadrados e está montada na Praça de Eventos da Ala Norte do Shopping Iguatemi Esplanada. A arena explora as quatro grandes franquias que Steven Spielberg produziu junto com a Universal Studios: “Tubarão”, de 1975, “E.T. -- O Extraterrestre”, de 1982, “De Volta para o Futuro”, de 1985, e “Jurassic Park -- O Parque dos Dinossauros”, de 1993. Apesar desses filmes terem sido lançados nas telonas do cinema há mais de 29 anos, as obras ainda movimentam legiões que admiram as produções do cineasta. E essa paixão pelos filmes acabam passando de geração em geração.

É o caso dos pais da Cecília de França Ramos, de 8 anos, e da Helena de França Ramos, de 10 anos, que são fãs dos filmes e levaram as filhas para conhecer os clássicos do cineasta. A família, que mora em Apiaí, veio para Sorocaba só para conferir a exposição. “Ficamos sabendo pela nossa tia, que mora na cidade. A gente veio passear e aproveitar as férias”, contaram. Apesar de nem terem nascido quando os filmes foram lançados, as irmãs ficaram encantadas com a mostra. Durante o passeio por cada um dos cenários, as meninas se impressionaram com os detalhes e objetos expostos.

As irmãs Helena, 10 anos, e Cecília Ramos, de 8, sentiram-se dentro do filme "Jurassic Park -- O Parque dos Dinossauros" - PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022)
As irmãs Helena, 10 anos, e Cecília Ramos, de 8, sentiram-se dentro do filme "Jurassic Park -- O Parque dos Dinossauros" (crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022))

Isso porque os espaços exploram detalhes famosos de cada um dos clássicos. E tem mais, os visitantes ainda podem interagir com o cenário e viver uma experiência imersiva. E isso começa logo na entrada, quando os visitantes são recepcionados por um túnel com luzes neon e uma linda ilustração que explora os principais ícones dos quatro clássicos juntos. A partir daí, adultos e crianças começam a relembrar os filmes e iniciam a viagem pelo universo do cineasta.

A primeira parada aborda o filme “De Volta para o Futuro”, onde os visitantes se transportam para dentro de uma das cenas mais clássicas da história do cinema: quando os personagens viajam no tempo com o futurístico carro DeLorean, deixando um rastro de fogo dos pneus no chão. Há ainda uma réplica do painel do carro com a data da primeira viagem realizada no tempo por ele. Nesse cenário, os visitantes ainda podem tirar uma foto como se fizessem parte da cena do filme. Incrível, né?

Próxima parada: “Tubarão”. Da viagem no tempo, os visitantes vão direto para o fundo do mar. O cenário recria o encontro dos personagens do filme com o temido Tubarão, com direito a gaiola dos mergulhadores e cenas do filme, tudo isso enquanto toca a melodia de duas notas que faz referência ao batimento cardíaco dos tubarões -- a música se tornou um clássico dos filmes de suspense e ganhou um Oscar. Aos poucos, um grande tubarão-branco surge na tela abocanhando a jaula com centenas de dentes enormes. Spoiler: cuidado com o susto, é de arrepiar.

Um dos cenários recria jaula de "Tubarão" - PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022)
Um dos cenários recria jaula de "Tubarão" (crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022))

O terceiro cenário remete a “E.T. -- O Extraterrestre”. Uma das cenas mais queridas é relembrada em uma instalação onde o E.T. está escondido em uma barraca de ferramentas e é descoberto pelos humanos. Várias outras cenas do filme também ganham destaque na mostra. Mais do que isso, os visitantes ainda podem conferir de perto um boneco original do E.T., que veio diretamente dos Studios Universal dos Estados Unidos.

O boneco sentado em sua bicicleta se tornou um espaço instagramável, onde a parada é obrigatória para fazer fotos e guardar de recordação. Até a equipe do Cruzeirinho não resistiu e fez um registro por lá.

O último cenário explora “Jurassic Park”. Quem lembra da cena clássica em que as duas crianças se escondem dos velociraptors na cozinha e um deles aparece na janela da porta e vemos seus olhos e sua respiração no vidro? Na mostra, podemos sentir essa adrenalina na pele, já que a cena é recriada no ambiente junto com alguns rugidos de diferentes dinossauros do filme.

Aliás, você sabia que no filme original os rugidos do tiranossauro foram criados com uma combinação de sons emitidos por cachorro, pinguim, tigre, crocodilo e elefante? Divertido, né?

As irmãs Cecília e Helena se sentiram dentro do filme nesse cenário. Inclusive, esse era o único longa metragem da exposição que as meninas tinham assistido em casa. “A gente gosta de Jurassic Park. Nos divertimos muito. Vimos o dinossauro na janelinha”, contaram ao dizer que agora pretendem assistir as outras obras do cineasta junto com os pais. De todos os cenários, o preferido foi o do filme Tubarão. “Essa parte é bem legal. A gente levou um susto. Parecia mesmo que a gente estava dentro da jaula”.

As crianças finalizam a visita no hall da exposição, que conta com jogo da memória, quebra cabeça e um sensor interativo que simula a visão dos dinossauros. A pequena Beatriz Mariane Pillon, de 7 anos, saiu encantada do espaço. A menina ficou impressionada com cada detalhe e aproveitou os cenários para fazer várias fotos junto com a irmã mais nova. “Eu gostei de tudo. É muito divertido. O meu preferido foi o E.T.”. Antes de visitar a exposição, Beatriz só tinha assistido o fime Jurassic Park. “Agora quero assistir todos”.

Laura Mantovani, de 16 anos, já conhecia três filmes  - PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022)
Laura Mantovani, de 16 anos, já conhecia três filmes (crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO (24/1/2022))

As irmãs Luísa Vitória Xavier de Almeida Mantovani, de 10 anos, Maria Alice Xavier de Almeida Mantovani, de 12 anos, e Laura Xavier de Almeida Mantovani, de 16 anos, também estão na lista de visitantes da exposição. As meninas aproveitaram as férias para conferir de perto a mostra junto com o pai.

As três, que só não tinham assistido o filme “Tubarão”, ficaram surpresas com as atrações. “A gente gostou bastante. Tínhamos visto na postagem de uma tia, quando pedimos para vir ver também”, disseram ao contar que a parte preferida foi o espaço que abordava o tema extraterrestre. “Amamos o ‘etêzinho’. É bem legal”.

Galeria

Confira a galeria de fotos