Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho!

Rolinha-fogo-apagou

A rolinha-fogo-apagou pode ter entre 18 e 22 centímetros e possui uma coloração uniforme marrom-acinzentada

30 de Janeiro de 2022 às 07:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ela vive no campo seco, cerrado, em jardins e até mesmo em praças e parques nas cidades
Ela vive no campo seco, cerrado, em jardins e até mesmo em praças e parques nas cidades (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO/COAVES)


Nome popular: Rolinha-fogo-apagou
Nome científico: Columbina squammata (Lesson, 1831)

O nome dado a essa rolinha é por causa de seu canto onomatopeico, ou seja, quando ouvimos ela cantando, parece que ela está dizendo: “fogo apagou” ou “fogo apagô”. Com esse aviso, parece até que ela é uma patrulheira de incêndios que avisará os bombeiros quando a mata estiver pegando fogo, não é mesmo?

A rolinha-fogo-apagou pode ter entre 18 e 22 centímetros e possui uma coloração uniforme marrom-acinzentada, com a face e o peito cinza rosado. A garganta e as pontas das penas são brancas e, essas últimas, formam uma mancha branca que é possível visualizar quando as asas estão fechadas.

A cauda é escura, um pouco mais longa do que outras espécies de rolinhas, além de pontuda, com uma parte das penas na cor branca.

O formato geral e as bordas escuras das penas que cobrem seu corpo lhe oferece uma aparência “escamada”, sendo uma das principais características desta rolinha, o que permite inclusive ela se misturar com o ambiente, realizando uma verdadeira camuflagem.

Quando ela está voando, é possível notar uma faixa branca na base da asa, bem como a cor castanho nas pontas. As asas fazem um som, geralmente quando ela levanta voo, semelhante a um “pruuuuuu”.

É uma rolinha que busca o alimento geralmente no chão, caminhando com a cauda levantada e a barriga quase arrastando no solo. Quando assustada, levanta voo para se abrigar em árvores próximas. Alimenta-se de grãos e frutos, sendo que uma árvore chamada candiúva (Trema micrantha) oferece um dos frutos prediletos dessa espécie.

Vive no campo seco, cerrado, em jardins e até mesmo em praças e parques nas cidades. Faz seu ninho em formato de xícara, utilizando gravetos, normalmente a 1 ou 2 metros de altura e, às vezes, também no chão. O macho que traz o material para construir o ninho e reveza com a fêmea para chocar os ovos. Põe dois ovos brancos e os filhotes levam cerca de 15 dias para abandonarem o ninho.

Faça sua parte

Como dissemos, a rolinha-fogo-apagou gosta bastante dos frutinhos da candiúva. Assim, podemos ajudar a manter essa ave em nossa cidade, plantando essa árvore para ela ter, além de abrigo, frutos para comer.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)