Delícia de aula
Oficina de culinária ensina que a cozinha também é lugar de criança
Em oficina na cozinha caipira da Biblioteca Infantil Municipal, a garotada aprendeu a fazer receitas simples e divertidas
Cenoura, ovos, açúcar, farinha, um pouco de óleo e uma colherinha de fermento. O que acontece quando misturamos todos esses ingredientes? Está sentindo cheiro de bolo de cenoura com cobertura de chocolate por aí? Essa gostosura foi o resultado da oficina “Culinária para crianças”, que reuniu meninos e meninas na cozinha caipira da Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury. A ação faz parte da programação gratuita de férias, voltada a crianças de 6 a 10 anos.
Durante a atividade, os pequenos aprenderam a fazer receitas simples e divertidas, acompanhadas de histórias e noções de culinárias. Entre as histórias, estava o conto “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky.
O livro conta a história do avô, que queria arrancar um rabanete da horta, que teimava em não sair. Ele era tão grande que precisou da ajuda da avó, da neta, do cachorro, do gato e do ratinho. Com a colaboração de várias forças, uma tarefa irrealizável por uma só pessoa tornou-se possível. E depois de muita cooperação, todos se deliciaram com o rabanete, que se tornou uma saborosa refeição.
E também foi assim na oficina, onde as crianças trabalharam em equipe e colocaram a mão na massa para produzir um delicioso minibolo de cenoura. Os pequenos vestiram um avental e atentaram-se a cada etapa da receita para caprichar na massa do bolinho, que teve até cobertura de chocolate e confeitos coloridos. Ficou lindo! E gostoso também!
Giovana Vitória Gussi Ciconelo, de 6 anos, provou e aprovou. “Eu gostei. Dei uma para minha irmã, mas ela não quis e eu comi tudo. Estava uma delícia”, conta, ao dizer que a parte preferida foi fazer a cobertura. “Ficou bonito”.
Vitor Antonio Silva, de 9 anos, também se deliciou depois que os bolinhos de cenoura ficaram prontos. O menino adorou participar da atividade. “Todas as partes foram legais. Até a história, ainda não conhecia. Foi legal”.
Arthur Alba de Oliveira, de 9 anos, também se divertiu durante a atividade. Essa, inclusive, foi a segunda vez que ele participou. Arthur até já decorou o passo a passo da receita. “Eu acho legal fazer isso para aproveitar as férias. Toda semana tem alguma coisa diferente aqui na biblioteca”, afirma, ao dizer que sempre vinha ao local antes da pandemia. “Agora estou voltando a vir”.
As amigas Cecília Rocha Domingues, de 6 anos, e Giovana Consati Santiago, de 8 anos, divertiram-se fazendo a receita. “É legal participar nas férias. Gostei, meu bolinho ficou bonito. A parte da cobertura foi a mais legal”, diz Cecília.
Giovana também gostou de confeitar seu minibolo de cenoura. “Ficou lindo! Foi bem legal! É bem melhor do que ficar em casa. E também ficou gostoso”, ressalta. E não foram só as crianças que gostaram, hein?!. Até a equipe do Cruzeirinho, que pôde saborear essa delícia, aprovou a receita. (Jéssica Nascimento)
Galeria
Confira a galeria de fotos