Buscar no Cruzeiro

Buscar

Leitura

Férias na biblioteca misturando histórias com dobraduras

Crianças de 6 a 10 anos se reuniram para ouvir histórias, aprender dobraduras e conhecer novos amigos

16 de Janeiro de 2022 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Uma aula para ensinar a fazer desenhos e dobraduras
Uma aula para ensinar a fazer desenhos e dobraduras (Crédito: pedro negrão (12/1/2022))

Histórias, músicas, dobraduras e muita alegria fizeram parte da oficina “Dobraduras com histórias”, que faz parte da programação especial de férias da Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury. Em uma tarde divertida, crianças de 6 a 10 anos se reuniram no espaço para ouvir histórias, aprender a fazer dobraduras e conhecer novos amigos durante o recesso escolar.

Durante a oficina gratuita, as crianças assistiram uma contação de histórias, com direito a músicas e bonecos, representando os personagens. A história apresentada para as crianças foi a fábula “A Cigarra e a formiga”, adaptada e divulgada pelo poeta francês Jean de La Fontaine. A obra conta a história de uma cigarra que passa os dias cantando e, quando chega o inverno, fica sem abrigo e no frio. Com isso, ela procura a formiga em busca de agasalho, comida e um lugar para ficar.

Depois de ouvir a história, as crianças colocaram a mão na massa, quer dizer, no papel, e fizeram dobraduras em formatos dos personagens e das figuras da fábula. Seguindo as orientações da equipe da biblioteca infantil, os pequenos transformaram folhas de papel dobradura em lindas formiguinhas e cigarrinhas.

As dobraduras ilustraram as folhas de papel que foram preenchidas com desenhos, cores e muita imaginação.

Os amigos Pedro Bentinoglio Giglio, de 6 anos, e Miguel dos Anjos Oliveira, de 5 anos, aproveitaram o tempo livre das férias para ouvir histórias e fazer dobraduras. Mais do que isso, os dois ainda fizeram amigos durante a oficina. Cada um deles aprendeu a fazer uma cigarra e uma formiga de dobradura. Essa, inclusive, foi a parte preferida de Miguel. “Eu gostei de tudo, ainda não conhecia a história. Foi muito legal”, disse enquanto mostrava a sua obra de arte para a equipe do Cruzeirinho.

Todo caprichoso, Pedro também fez um lindo trabalho durante a oficina de dobradura. O menino, assim como todas as crianças, colou os insetos de papel em uma folha sulfite, que ganhou ainda mais cor com desenhos e pinturas. Enquanto terminava a colagem, Pedro contou que adorou ter participado da oficina. “Gostei da história e das músicas. Foi legal. Também fiz um coqueiro com as folhas verdes”.

Os meninos sentaram ao lado do Theo José dos Santos Lima, de 4 anos, que também caprichou no desenho durante a pintura. Os três fizeram a atividade juntos e se tornaram amigos. Que demais, né? Todo tímido, Theo disse que gostou muito de fazer as dobraduras.

A sua parte preferida, segundo ele, foi fazer a cigarrinha com o papel de dobradura verde. O inseto de papel teve até olhinhos. “Foi bem legal, me diverti bastante”.

As irmãs Ester Motta Gomes, de 9 anos, e Helena Motta Gomes, de 6 anos, também aproveitaram as férias para se divertir na oficina. As meninas ficaram sabendo da atividade na semana passada, quando foram até a biblioteca infantil para emprestar livros.

“A nossa mãe que nos contou”, diz Helena. Ester completa: “A moça da biblioteca nos avisou, a gente fez a inscrição e veio”.

As meninas adoraram as atividades e prestaram atenção em cada orientação da arte-educadora da Secretaria da Cultura, Paula Minatogawa, que coordenou a atividade, para que as dobraduras ficassem lindas.

“Achamos um pouco difícil, porque tem que dobrar certinho. Mas gostamos bastante da história. Foi muito legal”, contam. Até a Helena, que é um pouco tímida, se divertiu bastante. “No começo fiquei com um pouquinho de vergonha, depois passou”, conta enquanto tomava muito cuidado para colar os olhinhos na dobradura de formiga. (Jéssica Nascimento)

 

Dobradura em casa

 

Depois de algumas dobras é só colar ou pintar os olhinhos - PEDRO NEGRÃO (13/1/2022)
Depois de algumas dobras é só colar ou pintar os olhinhos (crédito: PEDRO NEGRÃO (13/1/2022))

Que tal fazer a cigarrinha em casa? Com algumas dobraduras é possível transformar um papel em uma linda cigarra como a da foto. Para isso, você precisa de um papel de dobradura no tamanho de 15x15 centímetros, cola e canetinha preta. Siga o passo a passo:

1. Dobre a folha de papel dobradura pela metade, formando um triângulo.
2. Dobre novamente pela metade formando um triângulo menor.
3. Abra o papel e levante um dos cantos até a ponta do triângulo, formando um quadrado menor.
4. Levante as pontas para cima formando as asas.
5. Dobre uma das partes de baixo sobrepondo as asas.
6. Dobre a outra parte sobrepondo até o meio.
7. Dobre as laterais formando o corpo da cigarra.
8. Cole ou pinte os olhinhos com uma canetinha. (Jéssica Nascimento)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos