Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o Bicho

Urutau

Ele pode ficar o dia todo camuflado como se fosse parte de uma árvore

09 de Janeiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O urutau tem olhos grandes que, quando iluminados à noite, parecem dois faróis amarelos
O urutau tem olhos grandes que, quando iluminados à noite, parecem dois faróis amarelos (Crédito: KAMILA A. DO NASCIMENTO/COAVES)

Nome popular: Urutau ou mãe-da-lua
Nome científico: Nyctibius griseus (Gmelin, 1789)

Se você precisar de uma ave para realizar uma tarefa como espiã, certamente deveria chamar o urutau. É um mestre da camuflagem! Ele é capaz de ficar imóvel, como se fosse um galho ou um tronco de árvore, e passaria despercebido.

Ele possui uma adaptação incrível para ajudar nessa tarefa: uma espécie de fenda nas pálpebras. Sabe aquele buraquinho que tem em algumas portas, que chamamos de olho mágico, onde é possível ver quem está do outro lado? Então, essa fenda funciona para que ele fique de olhos fechados e, mesmo assim, consiga ver o que está acontecendo ao redor dele.


Assim, ele pode ficar o dia todo camuflado como se fosse parte de uma árvore e acompanhar o movimento próximo a ele para saber se está em perigo. Esse comportamento é tão perfeito, que é possível até encostar a mão nele e ele não se mexer. Não é a toa que urutau significa em tupi-guarani “ave fantasma”.


O urutau possui a maior parte do corpo nos tons de marrom acinzentado, todo rajado de castanho escuro (como se fosse as manchas da casca da árvore). Medindo cerca de 33 a 38 centímetros, essa ave possui bico bem grande para facilitar a captura de suas presas em pleno voo. Seus olhos são grandes e, quando iluminados à noite, parecem dois faróis amarelos. Alimenta-se principalmente de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros.


Cercado de superstições, ele tem atividade noturna e habita bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, mas também pode ser encontrado em parques e praças nas cidades, inclusive pousado na fiação de postes ou placas de sinalização de trânsito. Muitas pessoas associam seu canto a um choro melancólico, semelhante a um “u-uá, uá, uó, uo, uu, u”.


Seu ninho é bem simples. Ele utiliza cavidades de troncos ou galhos, a poucos metros acima do solo, onde põe apenas um ovo que será chocado por cerca de 30 dias. O filhote permanece sob os cuidados atentos dos pais em torno de sete semanas.

Faça a sua parte

O urutau é uma ave inesquecível, mas muitas pessoas acabam por ter medo dela, por conta de seu canto e seu jeito diferente. Então, além de proteger as árvores que estão à nossa volta, com o objetivo de preservar o seu habitat natural, sempre que vê-la ou escutá-la cantando, lembre-se que ela é inofensiva e seu canto é para alegrar a noite.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)