Natureza
Os bebês quero-quero
O quero-quero é uma ave social, que vive em grupos
No ano passado, um casal de quero-quero (Vanellus chilensis) escolheu um gramado da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sede do jornal Cruzeiro do Sul, para viver. Chocou seus ovinhos em dezembro e agora os dois filhotes que nasceram já estão correndo pela grama em busca de formigas, besouros e insetos em geral. Os filhotes já saem emplumados quando nascem e deixam o ninho logo em seguida.
O quero-quero é uma ave social, que vive em grupos. E ai de você se cruzar o caminho deles perto de um ninho. Como os ninhos ficam expostos no gramado mesmo, todos nós aqui no jornal precisamos aprender a conviver com o casal de pássaros durante a incubação dos ovos. Isso porque o macho fica agressivo nesse período e pode até atacar as pessoas que passam próximo ao ninho.
Por ser uma ave territorialista (briguenta), o quero-quero também investe em qualquer outra ave que se aproximar do seu território. Por esse motivo, ele é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade sua área, e o faz com uma vocalização em que parece estar dizendo o seu nome (quero-quero) de uma forma bem estridente! (Da Redação, com informações do Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba -- Sema)