Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Você consegue imaginar como será o ano de 2022?

Após volta das aulas presenciais e Natal com familiares, ano-novo para as crianças é de esperança

26 de Dezembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Luiza Gabrielly, de 10 anos, espera a vacinação das crianças.
Luiza Gabrielly, de 10 anos, espera a vacinação das crianças. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Depois de 12 meses, mais um ano está chegando ao fim. Apesar de todos os anos serem diferentes, 2021 teve suas particularidades e motivos para ficar marcado para sempre em nossa memória. A chegada da vacina, a retomada das aulas presenciais, poder rever amigos e familiares... Essas são algumas das coisas que as crianças, e até os adultos, celebraram neste ano. Mas depois de superar tantos desafios, como a pandemia, você consegue imaginar como será 2022?

Para a Luiza Gabrielly Nascimento Severo, de 10 anos, 2022 será muito melhor que 2021. Isso porque, segundo ela, neste ano muitas famílias perderam os parentes. “Teve muitas mortes por conta da Covid-19”, lamenta. Porém, apesar desse ano ter sido um pouco triste, Luiza diz que para sua família foi um ano positivo. “A gente não perdeu ninguém. Só algumas pessoas pegaram, mas nada grave. E eu tive duas irmãzinhas esse ano, elas são gêmeas”, comemora ao dizer que está sendo bem divertido brincar e ajudar a cuidar das irmãs.

Entre os tantos acontecimentos de 2021, Luiza conta que vai lembrar para sempre dos amigos, da escola, dos estudos e da mudança de casa. “Esse ano eu aprendi a andar de skate, fiz novos amigos, fiquei bastante com a família, esse ano teve muitas mudanças, mas foi bom. Eu aprendi que preciso ficar mais perto da minha família”. No próximo ano, ela acredita que a pandemia já vai ter acabado. “Acho que vai ser um ano bem legal para compensar esse ano que passou. Espero que chegue a vacina para a minha idade”.

Em 2022, a menina, que vai para o 5º ano do ensino fundamental 1, pretende se divertir ainda mais. “Quero estudar, brincar bastante e entrar em um projeto social que tem aqui perto da minha casa. Vou fazer atividades para não ficar só em casa”. A pequena conta que tem muita vontade de viajar para a praia e conhecer Portugal. “Acho que vou conseguir ir em um dos dois no próximo ano”.

Lorenzo Sorrilha, de 9 anos, quer ir ao estádio de futebol. - ARQUIVO PESSOAL
Lorenzo Sorrilha, de 9 anos, quer ir ao estádio de futebol. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

O Lorenzo Rizzardo Sorrilha, de 9 anos, também se divertiu muito em 2021. “Eu ganhei uma irmãzinha, voltei para a natação, brinquei com os meus primos, fiquei mais perto da família e comecei a andar de bicicleta”, destaca ao dizer que agora vai viajar para a praia. E no próximo ano ele pretende aproveitar mais ainda. “Vai ser legal”. Inclusive, o menino já fez vários planos para 2022, que está chegando aí. “Vou brincar, me divertir com os meus amigos e estudar muito no 5º ano, porque quando crescer quero ser médico para cuidar da saúde das pessoas”. O menino também quer assistir um jogo de futebol com o pai no estádio. “Eu sou corintiano e brasileiro”.

E em todas essas atividades, Lorenzo espera que não seja mais preciso usar máscara. “Eu acredito que a pandemia vai acabar. Acho que no próximo ano todo mundo estará vacinado”. Preocupado com o meio ambiente, Lorenzo também espera que as pessoas cuidem do nosso planeta para reduzir a poluição do meio ambiente. “Espero que as pessoas sejam melhores e menos egoístas”. O último desejo de Lorenzo, mas o mais importante de todos eles, é para que a família tenha muita saúde. “Minha família é tudo para mim”.

Isadora Gandra, de 12 anos, torce pela superação da pandemia. - ARQUIVO PESSOAL
Isadora Gandra, de 12 anos, torce pela superação da pandemia. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

A Isadora Ferreira Gandra, de 12 anos, que vai para o 7º ano do ensino fundamental 2, também acredita que 2022 será bem melhor. “Acho que a gente vai ter se libertado um pouco da máscara. O próximo ano vai ser mais divertido”. Além disso, a adolescente acredita que será tempo de rever amigos e familiares. “Teremos contato maior com quem a gente não viu nesses anos de pandemia. Vamos aproveitar tudo que a gente não aproveitou no último ano”, afirma ao dizer que 2021 também deixou lições importantes. “Aprendemos a aproveitar os momentos com a família e amigos, em vez de ficar só na tecnologia”, completa.

E apesar dos tempos difíceis, a menina acredita que todos nós aprendemos bastante coisa na pandemia. “Então, acho que as pessoas estarão melhores e mais conscientes em 2022”, completa. Com isso, Isadora espera viajar mais, inclusive para rever os familiares que moram em outra cidade. “Eu gosto muito de viajar. Vou poder passear e me divertir com os meus amigos, fazer festas de aniversário”. Ela já está planejando atividades para o próximo ano. “Eu pretendo estudar mais, brincar, me divertir”, destaca ao dizer que vai continuar redobrando os cuidados com a higiene. E você, consegue imaginar como será 2022? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos