Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Cuidar do planeta é o maior dos prêmios

26 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Matheus e Emanuelle, da EM Edward Frufru Marciano da Silva, ficaram no 1º e 2º lugar em concurso.
Matheus e Emanuelle, da EM Edward Frufru Marciano da Silva, ficaram no 1º e 2º lugar em concurso. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

Cuidar do meio ambiente é um fator fundamental para a sobrevivência na Terra. Mas você já pensou que seria possível ganhar prêmios por praticar ações sustentáveis? Foi o que aconteceu com o Matheus William Jacquier Narvona, de 11 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Edward Frufru Marciano da Silva. O menino fez um alimentador de pássaros como atividade do concurso “Ao redor da Ibero-América”, do qual foi o vencedor, e como recompensa, levou para casa um computador com internet e uma impressora, além de uma bolsa de estudos para um curso de informática.

“Meus pais me ajudaram na confecção do alimentador. Utilizamos garrafas, tampinhas, fitas adesivas e cascas de frutas. Foi realmente muito legal participar deste projeto”, conta, sobre o projeto construído com materiais orgânicos e reutilizáveis. Mais do que alimentar os pássaros, o projeto ainda contribui com a polinização das flores. “Acho que alguns pássaros não devem ter muitas comidas, por conta da construção das cidades. Acredito que esse projeto pode ajudar bastante os pássaros, a natureza, porque os pássaros ajudam a polinizar e a embelezar a natureza”.

Matheus foi selecionado entre alunos de vários países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Espanha e Portugal. O concurso é organizado anualmente, desde 2012, pela Veolia América Latina e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com objetivo de promover, entre as crianças latino-americanas e ibéricas, conhecimento e conscientização sobre o meio ambiente.

Sua colega de sala, Emanuelle Santos, foi a segunda colocada no concurso. A menina concorreu com uma maquete chamada “Bairro sustentável”, que abordava áreas de preservação. Os dois foram homenageados na escola, que fica no Jardim Botucatu. E olha que legal, a escola também recebeu três computadores e uma impressora. (Da Redação)