Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eu já li

Uma lição de humanidade

Artigo escrito por Vanessa Marconato Negrão

26 de Dezembro de 2021 às 00:01
(Crédito: Divulgação)

Migrante, imigrante, refugiado, estrangeiro... você sabe a diferença? Eu não sabia, fui pesquisar e descobri os vários significados para essas palavras. Migrante é como chamamos alguém que vai sair do nosso País. Já o imigrante (ou emigrante) é como chamamos alguém que chegou. Tudo depende do ponto de vista de quem está falando.

O refugiado é alguém que fugiu de seu País por temer alguma coisa ou alguém. Já o estrangeiro é uma pessoa a qual não é um cidadão ou natural do País está em determinado momento.
Dadas as devidas explicações, esse é um livro que fala de migrantes, narrando com imagens a viajem de um grupo de animais que deixa uma floresta escura em busca de um lugar melhor. As ilustrações são lindíssimas, ricas em minúcias e cheias de energia. Os animais, não por acaso, tem muita semelhança com os humanos. Cada detalhe conta uma história.

Ao ler esse livro imediatamente me lembrei da história de uma família de refugiados. Essa família, a qual eu me refiro, partiu numa viagem pelo deserto uma vez que o rei do lugar que habitavam tinha a intenção de matar os todos os filhos primogênitos daquela região, temendo que um desses meninos ocupasse o trono em seu lugar.

Depois de uma jornada marcada por medo, incertezas e dificuldades, o menino nasce numa manjedoura, sendo marcado pela sua humildade e humanidade.

Foram essas marcas que fizeram dele um grande líder, capaz de mobilizar pessoas do mundo todo em busca de um ideal de amor e empatia.

“Migrantes” é uma história de Issa Watanabe e relata de forma sutil e comovente a importância dos recomeços. Esse livro cheio de esperança foi lançado originalmente na Espanha e publicado no Brasil em 2019 pelo Selo Emília.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.