Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Natal com direito a reencontros, abraços apertados e muito amor

Depois de tanto tempo, com a flexibilização da pandemia, já será possível celebrar a data como se deve

19 de Dezembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Eduardo e Rafael Sanches Kroger, de 12 anos, terão a companhia do cachorrinho Zeca -- que come tudo o que vê pela frente.
Eduardo e Rafael Sanches Kroger, de 12 anos, terão a companhia do cachorrinho Zeca -- que come tudo o que vê pela frente. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

As luzes espalhadas pela cidade mostram que já é tempo de Natal, uma das datas mais esperadas do ano. Não só por ser um dia em que trocamos presentes, mas pela magia natalina contagiar crianças e também adultos. Não é à toa que todos já estão contando os dias para a chegada do 25 de dezembro, quando celebramos o feriado cristão. Depois de tanto tempo longe da família e dos amigos, neste ano, com a flexibilização da pandemia, o Natal será comemorado em grande estilo, com direito a reencontros, abraços apertados e muito amor.

Na casa da Maria Carolina Antunes, de 8 anos, os enfeites natalinos já estão todos montados, aguardando a chegada do Papai Noel. Todo ano, Maria levanta da cama cedinho no dia 25 de dezembro e acorda o papai e a mamãe para abrir o tão esperado presente de Natal. “Quando eu abro, fico tão feliz. É muito gostoso ganhar presente no Natal”, conta ao dizer que vai doar os brinquedos que não usa mais para abrir espaço para os novos. Desta vez, ela planeja esperar o bom velhinho acordada. Será que ela consegue? “Na praia, eu acho que o Papai Noel vai chegar pela sacada”, imagina.

A menina, que vai para o 3º ano do ensino fundamental, acredita que esse Natal vai ser muito legal. “Eu vou para a praia com o papai e a mamãe, vou aproveitar bastante. Depois volto para ver a minha família aqui”. Apaixonada pelo clima natalino, Maria já está ansiosa para a chegada do dia 25. “Ano passado eu fiquei em casa, por conta da pandemia não fui viajar, mas ganhei presente. Estava sentindo falta de viajar e comemorar com a família. É uma data muito importante e especial, porque é o nascimento de Jesus”, destaca ao dizer que ama o Natal. Além dos presentes, a parte preferida da Maria é a comilança. “Eu gosto de comer chester, farofa, doces, panetone, chocotone e várias coisas no Natal. Eu como de tudo”, brinca.

Os irmãos gêmeos Eduardo e Rafael Sanches Kroger, de 12 anos, que vão para o 7º ano, celebrarão a data na casa nova dos tios. “A gente vai passar com a família inteira, todos estão vacinados”, afirmam ao dizer que ano passado não houve grandes comemorações por conta da pandemia. Animados, os meninos acreditam que o Natal vai ser muito bom. “Esse ano vai ser muito legal, vamos rever a família. A gente vai poder passar a maioria do tempo juntos”, acredita Eduardo. Rafael concorda e completa: “Pra mim, essa é uma data muito importante por conta da religião e pela questão comemorativa. As tradições do Natal são muito legais”.

E olha que demais: neste Natal a família dos meninos vai resgatar a tradição de fazer a brincadeira do amigo oculto na véspera do feriado. “A gente não fazia há cinco anos. E como ficamos quase dois anos afastados, vai ser legal voltar com essa tradição anual”, ressalta Rafael. Diferente de todos os anos, desta vez os irmãos ainda não decoraram a casa toda por conta do novo integrante da família, o cachorrinho Zeca, que come tudo o que vê pela frente. “Estamos preocupados, porque ele pode comer a árvore de Natal”, reforçam.

Heloísa de Jesus Gomes, de 6 anos, já montou a árvore e espera o Papai Noel chegar. - ARQUIVO PESSOAL
Heloísa de Jesus Gomes, de 6 anos, já montou a árvore e espera o Papai Noel chegar. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

A Heloísa de Jesus Gomes, de 6 anos, já está em clima natalino. “Já montei a árvore, todo ano eu monto. Estou esperando o Papai Noel chegar. Ele já chegou no shopping, mas não foi em casa ainda”. A pequena também está animada para rever a família, que mora na Bahia. “Eu vou passar o Natal com a minha família. Acho que vai ser divertido. Vou ver a minha vó, a bisa, os tios e os primos”, conta entusiasmada ao dizer que também vai para a praia e para a fazenda. Esse vai ser o primeiro Natal que Heloísa vai passar na casa da avó, que mora bem longe de Sorocaba. “Eu estou muito ansiosa para ir. Estou com saudade de todos”.

A menina, que está no 1º ano do ensino fundamental, adora o Natal. “Eu amo as luzes. Gosto de ver a cidade enfeitada, com muitas cores. É uma data importante”, afirma. Inclusive, ela já visitou algumas atrações natalinas em Sorocaba. A pequena até viu o bom velhinho de perto e pediu o presente que deseja ganhar este ano. “Eu gosto mais de ver o Papai Noel, de tirar foto com ele e ganhar presente”, conta ao dizer que o Papai Noel vai entrar pelo telhado para deixar os presentes. E para que seu desejo se torne realidade, Heloísa foi uma boa menina durante o ano. “Eu me comportei bem, fui obediente, estudei certinho. Estou animada”.

‘Bibi na Batera’ agita a ‘Sorocaba Iluminada’

Beatriz abrirá show de Dalizio Moura e Banda. - ARQUIVO PESSOAL
Beatriz abrirá show de Dalizio Moura e Banda. (crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Uma das partes mais legais do Natal é que a data pode ser celebrada durante todo o mês de dezembro. E para quem gosta de ter um gostinho do clima natalino, uma opção é a programação “Sorocaba Iluminada -- Natal 2021”, organizada pela Prefeitura de Sorocaba. Luzes, decoração natalina e apresentações musicais fazem parte das atividades gratuitas ao público.

A sorocabana Beatriz da Silva Ferreira, de 9 anos, que já saiu no Cruzeirinho, será uma das atrações no encerramento da programação. Ela abrirá a apresentação de Dalizio Moura e Banda -- cover do Elvis Presley. A artista mirim, conhecida como Bibi na Batera, vai dar um show em sua bateria, trazendo um repertório bem eclético para agitar a galera, que vai desde pop até os clássicos do rock’n roll.

Bibi, que já está se preparando para a apresentação, ficou muito feliz com o convite. “Estou orgulhosa por ter essa oportunidade. Estou muito ansiosa para tocar na minha cidade, onde nasci. Isso é muito importante para mim”. Para ela, esse é um sonho que está se realizando. “Eu estou representando a nova geração de músicos em Sorocaba, no Brasil e no mundo”, afirma ao dizer que preparou um repertório para agradar a todos.

A pequena acredita que a apresentação vai ser muito legal. “Espero que as pessoas gostem, tirem fotos comigo e me peçam autógrafo. Vou me divertir muito”, destaca ao dizer que é preciso usar máscara no local. O show de Bibi será nesta quinta-feira (23), às 18h, na praça Coronel Fernando Prestes. A entrada é gratuita. (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos