Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Quiriquiri

19 de Dezembro de 2021 às 00:01
Um dos menores falcões do Brasil tem seu nome associado ao seu canto.
Um dos menores falcões do Brasil tem seu nome associado ao seu canto. (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Quiriquiri
Nome científico: Falco sparverius (Linnaeus, 1758)

Hoje vamos falar de um dos menores falcões que ocorrem no Brasil: o quiriquiri. Você sabe por que ele tem esse nome? Acertou se pensou que é por causa de seu canto! Quando ele está cantando parece que ele diz: “quiriquirià quiriquiri... quiriquiri...”. É o que chamamos de nome onomatopeico (criado a partir de sons e cantos que os animais emitem). Essa ave pode medir de 21 a 31 centímetros, mas, apesar do tamanho, não podemos nos deixar enganar, pois sua habilidade de caça é de se admirar!

Você deve estar curioso para saber sobre sua coloração e, como pode ver na imagem, é bem diferente, não é mesmo? Apesar de não serem muito diferentes, a fêmea e o macho apresentam pequenas alterações em suas cores.

Ele é cinza azulado no alto da cabeça e asas, enquanto as costas e a cauda são marrom-avermelhadas, finamente estriadas de negro. A fêmea tem as costas e as asas marrom-avermelhadas, com as estrias negras finas, sem o cinza azulado do dorso do macho ou a faixa negra no final da cauda. Uma dica para identificá-lo facilmente é observar uma característica única: um desenho de lágrima, negra, abaixo do olho.

O quiriquiri é normalmente encontrado em campos abertos, evitando florestas que podem dificultar a observação de suas presas. Ele fica em poleiros fixos, naturais ou artificiais, sempre com os olhos atentos para qualquer movimento que possa ser seu alimento e, quando encontra, vai diretamente para o alvo com suas garras poderosas. Ele ainda pode “peneirar”, que é um tipo de voo que a ave sobrevoa pairando no ar, no mesmo lugar, para poder ver uma área maior.

Ele é muito ativo durante o dia e se alimenta de lagartos, grandes insetos, roedores, pequenas cobras, morcegos e até pequenas aves. A presa é capturada e carregada até o poleiro, onde se alimenta tranquilamente.

Faz seu ninho no oco das árvores, buracos feitos por pica-paus, barrancos ou em cupinzeiros. Põe até quatro ovos, que levam de 27 a 32 dias para nascerem. Os filhotes saem do ninho e voam com 29 a 31 dias de vida.

Faça a sua parte

Você sabia que o quiriquiri ajuda no controle populacional de alguns animais que podem se tornar pragas indesejáveis, como os ratos, por exemplo? Isso mesmo, ajude a conservar e proteger esta bela ave, como também os locais onde ela vive.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)