Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Sabiá-barranco

12 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Um dos sabiás mais comuns no Brasil é visto nas florestas e cidades.
Um dos sabiás mais comuns no Brasil é visto nas florestas e cidades. (Crédito: ALEXANDRE FRANCHIN / COAVES)

Nome popular: Sabiá-barranco
Nome científico: Turdus leucomelas (Vieillot, 1818)

“Você sabia que o sabiá, sabia assobiar?” Já ouviu esse ditado? Pois é, não sabemos se ele sabe assobiar, mas, com certeza, cantar ele sabe muito, assim como a maioria dos sabiás! Seu nome popular é sabiá-barranco, mas também é conhecido como sabiá-barranqueiro, sabiá-branco ou sabiá-pardo.

Observe a foto! Ele mede cerca de 25 centímetros e apresenta corpo pardo amarronzado, pescoço estriado, cabeça um pouco acinzentada, asas marrom ocre e o bico preto. Quando voa, às vezes mostra a parte alaranjada debaixo das asas.

É um dos sabiás mais comuns no Brasil. Pode ser encontrado em florestas, capoeiras, áreas abertas e nas cidades, como em parques, praças e jardins.

Observe seu bico! O que será que ele come? O sabiá-barranco alimenta-se de frutos, insetos, cobras-cegas e minhocas. É muito comum observá-lo em comedouros com frutos, feitos para atrair as aves. Também não é raro vê-lo arremessando folhas secas que estão no chão para o alto, em busca de larvas de insetos que estejam embaixo delas.

Você sabe por que ele tem este nome? Porque constrói seus ninhos em formato de taça, usando barro, raízes e material vegetal seco, em barrancos, cercas vivas, troncos de árvores e construções humanas. Põe de dois a três ovos verdes azulados com pintas vermelhas. Após 10 a 12 dias, nascem os filhotes.

Faça sua parte

O sabiá-barranco atua como dispersor de sementes, já que, ao alimentar-se de frutos, dispersam as sementes por meio do seu cocô. Por isso, precisamos plantar mais árvores na cidade e deixá-las produzir seus frutos para que essa ave tenha alimento e possa permanecer sempre por perto, ajudando como uma verdadeira jardineira da natureza.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)