Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Marreca-cabocla

05 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ela se alimenta de folhas, insetos e crustáceos dentro da água.
Ela se alimenta de folhas, insetos e crustáceos dentro da água. (Crédito: ANDRÉ CAMARGO/COAVES)

Nome comum: Marreca-cabocla
Nome científico: Dendrocygna autumnalis (Linnaeus, 1758)

A marreca-cabocla possui entre 43 e 53 centímetros de altura e o bico e os pés são vermelhos. Seu corpo é marrom e tem uma mancha branca na asa, que se torna visível somente quando voa. Mas ela só tem essa coloração quando adulta. As aves jovens possuem o corpo acinzentado, assim como o bico e os pés.

O bico da marreca é largo, pequeno e possui uma espécie de serrinha nas laterais que ajuda a filtrar a água para pegar seu alimento. Ela se alimenta dentro da água, seja de pequenas folhas, sementes, vermes, larvas de insetos, plantas flutuantes e pequenos crustáceos, como o caranguejo. Na época de reprodução, entra em uma dieta especial, consumindo muitos invertebrados aquáticos para aumentar a quantidade de proteína e melhorar sua nutrição para a formação dos ovos e alimentação dos filhotes.

Você sabia que a “profissão” dessa ave na natureza está relacionada ao seu cocô? Suas fezes são compostas por nutrientes que fazem o guano (acúmulo de fezes rico em nitrogênio e fósforo), utilizado como adubo natural. E a outra função da marreca-cabocla é com o que tem dentro do seu cocô: as sementes (em razão da sua alimentação). Essas sementes são dispersas durante o voo ou no local onde ela pousa e, com isso, ajuda no reflorestamento.

As aves da família da marreca (Anatidae) podem voar muito rápido. As fêmeas podem chegar a 118 km/h e os machos até 88 km/h, ou seja, a velocidade de um carro. Essas aves voam com várias batidas de asas e só plainam quando vão pousar.

As fêmeas constroem seus ninhos em pau oco, penachos de palmeira ou no solo. Elas botam uma grande quantidade de ovos, podendo chegar a 14 filhotes. Agora uma outra curiosidade: a fêmea pode dividir seus ninhos com outras fêmeas da sua espécie e até colocar seus ovos em ninhos de outras espécies, como do irerê (D. viduata) e do pato-do-mato (Cairina moschata). Como outras aves dessa família, a marreca não tem dimorfismo sexual, ou seja, não tem diferença entre macho e fêmea e os machos ajudam na criação dos filhotes.

Faça a sua parte

Para ajudar na conservação da marreca-cabocla e de outras espécies da família, é necessário manter os lagos, rios e córregos limpos e protegidos.

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)