Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

É um peixe ou é um gato?

05 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Antenas, conhecidas como barbilhões, lembram os bigodes de um gato.
Antenas, conhecidas como barbilhões, lembram os bigodes de um gato. (Crédito: DIVULGAÇÃO / PAULISTA-PE)

O bagre, também chamado de peixe-gato, tem um ou mais pares de antenas, semelhantes aos bigodes de um gato, nos lados da boca. Essas antenas, conhecidas como barbilhões, são detectoras de vibrações e ajudam o peixe a localizar suas presas. Existem cerca de 2.500 espécies de bagres, que são parentes das carpas e das piranhas.

Os bagres vivem na água doce em todos os continentes, e em menor quantidade nos oceanos. Eles podem ser muito grandes, chegando a 4,5 metros de comprimento e 300 quilos de peso dependendo da espécie. Os menores têm apenas cinco centímetros.

Os bagres não têm escamas. Algumas espécies têm uma espécie de armadura de lâminas de osso, e ferrões em suas costas ou nas laterais.

Costumam viver próximo ao fundo de rios e lagoas. São mais ativos à noite e se alimentam de quase todos os tipos de animais ou plantas. Algumas espécies constroem ninhos para abrigar seus muitos ovos; já outras, carregam os ovos na boca. São utilizados como alimento por algumas pessoas; na pesca esportiva; ou como ornamentação de aquários. (Da Redação)