Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

‘Detox digital’: diversão à moda antiga faz bem para a mente das crianças

Por uma tarde, celular deu lugar a jogos de cartas, tabuleiros e dados em atividade na Biblioteca Municipal

28 de Novembro de 2021 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]
Jogos ajudam a diminuir o uso das telas eletrônicas e a aumentar as relações humanas de uma forma lúdica e divertida.
Jogos ajudam a diminuir o uso das telas eletrônicas e a aumentar as relações humanas de uma forma lúdica e divertida. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021))

Computador, celular, tablet, vídeo game... Todos esses aparelhos eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia e nos conectam com o universo digital. Mas essa conexão em tempo integral pode ser prejudicial para a nossa saúde mental. É por isso que em alguns momentos temos que nos desconectar e realizar atividades para distrair a mente. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Sorocaba realizou uma tarde com jogos de tabuleiro na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, que fica no Alto da Boa Vista.

A programação, chamada “Venha se divertir e fazer um detox digital”, contou com cartas, tabuleiros, dados e muita diversão. Dezenas de crianças, jovens e até adultos deixaram o celular de lado por algumas horas e entraram na brincadeira, organizada pela Secretaria da Cultura com objetivo de diminuir o uso das telas eletrônicas e aumentar as relações humanas de uma forma lúdica e divertida.

E para distrair os participantes, vários jogos de tabuleiros estavam disponíveis no evento, desde os mais lúdicos até os mais modernos. A Eloísa Rosa, de 11 anos, que está no 6º ano do Ensino Fundamental, foi a primeira a chegar. A ideia era aproveitar todo o tempo disponível para conhecer jogos novos e diferentes. E foi o que ela fez. Até o momento da entrevista, Eloísa já tinha jogado três jogos. “Conheci jogos bem interessantes”.

Eloísa Rosa, de 11 anos, foi a primeira a chegar. - FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021)
Eloísa Rosa, de 11 anos, foi a primeira a chegar. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021))

A menina, que foi acompanhada dos tios, adorou a atividade. “O meu tio, que é colecionador de jogos, me contou sobre o evento. E eu falei bora. Foi uma descoberta bem legal”, destaca. Durante o tempo em que estava jogando, Eloísa nem lembrou do celular. “Fiquei mais interessada nos jogos, queria conhecer o maior número de games possíveis. Aproveitei o máximo que consegui”, destaca ao dizer que muitos dos jogos o tio não tem na coleção.

Henrico Viterite, de 8 anos, jogou com o pai e a avó. - FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021)
Henrico Viterite, de 8 anos, jogou com o pai e a avó. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021))

O Henrico de Andrade Viterite, de 8 anos, que está no 3º ano do Ensino Fundamental, ficou sabendo do evento pela internet. “Meu pai viu e a gente veio conhecer. Eu gostei bastante”. Henrico foi acompanhado do pai e da avó, que se divertiram e deram muitas gargalhadas durante os jogos. “Eu gosto de jogar jogos de tabuleiro e de cartas. Tenho alguns em casa”. Para o menino, os jogos são uma opção para se desconectar ao mesmo tempo em que se diverte. “Jogar é mais gostoso do que ficar no celular. Distrai a mente e passa o tempo rápido”, conta ao dizer que foi a primeira vez que visitou a biblioteca.

Luiza Santos tem 7 anos e conheceu o jogo da memória. - FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021)
Luiza Santos tem 7 anos e conheceu o jogo da memória. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021))

A Luiza Felipe Santos, de 7 anos, matriculada no 2º ano do Ensino Fundamental, estava passando pela biblioteca para emprestar alguns livros no dia do evento e aproveitou a visita para entrar na brincadeira. “Eu achei muito legal”. Luiza e a mãe jogaram um game semelhante a um jogo da memória. “É um pouco difícil. Tem que achar a figurinha igual a da carta”, afirma ao dizer que agora quer ter mais jogos em casa para brincar. “Eu gosto muito do celular, só saio quando a minha mãe manda eu parar. Eu adoro jogar”, conta ao dizer que às vezes é preciso sair da TV e do celular.

A Valentina Oliveira Campolim, de 11 anos, acredita que os jogos de tabuleiro são ótimas opções para distrair a cabeça. “É um bom hobby para sair um pouco do celular. Acho importante, em alguns momentos, a gente desconectar”. E foi o que a menina fez durante o evento. Para ficar longe do mundo virtual, ela até deixou o celular em casa.

Valentina Campolim, 11 anos: "é importante se desconectar". - FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021)
Valentina Campolim, 11 anos: "é importante se desconectar". (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (24/11/2021))

Valentina, que conheceu vários jogos de tabuleiro, deu a entrevista para a equipe do Cruzeirinho enquanto jogava Uno. Atenta a todos os movimentos da partida, a menina destaca que esses tipos de jogos fazem bem para a mente. “A gente precisa prestar atenção na hora do jogo. Isso ajuda na memória e na agilidade”, destaca enquanto ganhava a partida. E você, gosta de jogos de tabuleiro? (Jéssica Nascimento)

Galeria

Confira a galeria de fotos