Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Príncipe ou verão

28 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O príncipe é um passarinho pequeno, com cerca de 15 centímetros de comprimento.
O príncipe é um passarinho pequeno, com cerca de 15 centímetros de comprimento. (Crédito: ANDRÉ CAMARGO / COAVES)

Nome popular: Príncipe ou verão
Nome científico: Pyrocephalus rubinus (Boddaert, 1783)

Atenção! Se você avistar um ponto vermelho (e bem fofinho!) no fio de energia ou em algum galho mais baixo no meio de um gramado, é bem provável que seja o nosso amiguinho príncipe, também chamado de verão!

Observe a foto! Ele é um passarinho pequeno, com cerca de 15 centímetros de comprimento. O macho é inconfundível, pois apresenta no peito e na barriga a cor vermelho vivo, que torna possível vê-lo bem de longe. As costas (dorso) são cinza escuro, assim como sua máscara na região dos olhos, e o topo da cabeça é vermelho.

Já a fêmea e o macho jovem são cinzas claro, com pintinhas (estrias) no peito e na barriga, que fica com uma cor mais rósea por baixo. Fora do período reprodutivo, o macho volta a ter plumagem semelhante à da fêmea, que chamamos de plumagem de descanso.

É uma ave migratória. No inverno, quando o tempo está frio e seco, o príncipe sai das regiões Sul e Sudeste do Brasil e segue sentido à Amazônia e, depois, retorna na época da primavera e do verão.

Pode ser encontrado em áreas campestres, bordas de mata, cerrado e gramados, como também em áreas antropizadas, como cidades e pastagens. Alimenta-se de artrópodes, principalmente insetos, que captura no ar e volta para o mesmo poleiro em que saiu.

Faz o ninho pequeno, em forma de taça, com raízes e musgos com painas e lãs no interior, onde põe de quatro a cinco ovos.

Faça sua parte

Assim como outras aves que se alimentam de insetos, chamados de insetívoros, o príncipe pode contribuir no controle de insetos que podem causar doenças nos seres humanos. Então, se conseguirmos mantê-lo por perto, seria muito bom para nós, não acha? Para isso, se plantarmos mais árvores e não destruirmos o meio ambiente, é bem provável que nosso amigo da “realeza” fique sempre em nossa cidade, quando não está viajando para realizar sua migração!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema)